Enganei-me Em Toda A Escala, Confesso!

Esperava que pelo menos um d@s secretários de Estado da área da Educação (aquilo do Desporto é um feudo quase inexpugnável com o qual não me meto com previsões) viesse do eixo Gaia-Porto-Braga. Na volta continua a bússola educativa muito sulista. Num dos casos, tenho desculpa, pois a secretária nova é daqueles nomes que nem escavacando todo o baú dos nomes possíveis me ocorreria (mas já deveria estar prevenido com a que saiu). Quanto ao velho secretário que fica, sempre pensei que quereria poisos mais distantes. É verdade que ali no fim da campanha, espreitando alguns murais do fbook, se via uma espécie de “ondinha” por parte de quem receia que o que foi “conquistado” possa vir a ser “perdido” ou “desbaratado”. Ficando o pai do reformismo flexibilizador está garantido que a corte continuará mais ou menos imutável e que é desta que entramos com tudo na pedagogia dos anos 70 e 80 do século XX. Quanto ao resto, nada devemos esperar do que se desejava em matéria de administração escolar. A municipalização atropelará toda e qualquer pretensão de autonomia e as negociatas com consultores e grupos de estudos continuarão com nulo controle e muita “oferta de formação” para o 54, 55 e coisas assim que metam grelhas e monitorização pelos ímpares. Há quem goste… pois tem algo a ganhar com a manutenção do modelo hierárquico de gestão. E quanto a preocupações, há com tudo menos com a destruição da carreira docente. As “lideranças” tornaram-se numa década correias de transmissão, na generalidade dos casos. Com as indicações da dgae, quem está tem mais mandato e meio para fazer a festa antes de sair e, depois, a nova geração já virá formatada para o novo modelo.

Resta saber se – com o apoio do Bloco e do PCP – o Secundário se tornará um prolongamento patusco do Básico, sem exames e, quiçá, com provas de aferição para a malta se rir muito e depois as Universidades ficarem com as mãos livres para fazerem uma selecção com muito menos regulação externa do que agora.

Paz às nossas almas!

RIP

(logo eu que cresci em terra de videntes e cartomantes que deu, por exemplo, o mais famoso oráculo de belline nacional, rapaz que se pode dizer da minha geração)

3 thoughts on “Enganei-me Em Toda A Escala, Confesso!

  1. Paz às nossas almas e já estamos no velório da escola pública! Não acredito que o Bloco e o PCP se oponham, quem me dera estar enganada.

    Não resisto a citar Philip Roth que, na “Mancha Humana”, escreve: (…) Há anos, o liceu de East Orange era excelente. Os alunos que de lá saíam, sobretudo os que passavam com distinção, podiam escolher as universidades. (…) No tempo dos meus pais, e até em boa parte no seu e no meu, costumava ser a pessoa que ficava aquém. Agora é a disciplina. É muito difícil ler os clássicos; logo a culpa é dos clássicos. Hoje o estudante faz valer a sua incapacidade como um privilégio. Eu não consigo aprender isto, portanto alguma coisa está errada nisto. E há alguma coisa errada no mau professor que quer ensinar tal matéria. Deixou de haver critérios, Mr. Zuckerman, para haver só opiniões” (p. 377)

  2. Os comissários políticos são os únicos que podem fazer 5 mandatos consecutivos!!!!!!!!
    Desde que surgiu a limitação de mandatos nunca aconteceu com qualquer outro cargo!
    Mais uma herança, devidamente acautelada ao longo dos anos, da famigerada mlr.
    O catarse só tem início quando ela aparecer na página da necrologia.

  3. O historial do Bloco e do PCP é de apoio entusiástico a tudo o que seja facilitismo relativamente aos alunos, quer no que diz respeito a avaliações, quer no que diz respeito a questões disciplinares. Não que o historial dos restantes partidos (PS, PSD, CDS) seja bom no que diz respeito a facilitismos, mas estes dois partidos conseguem a proeza de serem ainda mais facilitistas que os restantes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.