Prós E Contras Sobre Violência Nas Escolas

Começou com o Luís Braga a contar como foi agredido mesmo no gabinete de Director e a explicar o que são as “cifras negras” nas estatísticas.

Segue-se o João Lopes, pessoa de bom senso. Vamos ver que caminho segue. Parece-me muito o da contextualização e há ali alguma perda de percepção.

Segue-se o Rui Correia, o professor do ano 🙂 que está num registo muito coloquial em relação à sua vida pessoal. Mas vai pelo caminho do “que sentido faz emas escolas” para os alunos e o que significa “ser culto”. Mas que raio… ?

(a esta altura já estamos a patinar e ainda vamos em poucos minutos de programa…)

Agora, que me desculpe o Jorge Rui Cardoso, economista que escreve sobre métodos de estudo, mas… o que está ali a fazer? A falar de que se deixou de andar à pancada quando apareceram miúdas no recreio? Mas do que estamos a falar? É “estatisticamente irrelevante” a violência sobre os professores? Basta “meter o aluno a trabalhar”? Já vamos a caminho da estratosfera… “Camões”, “portugalidade”?

Agora a directora Ana Alice Rodrigues, muito formal. Diz que está sempre do lado dos docentes. A ser verdade, muito bem. Ai, os códigos de conduta… mas o raio do Estatuto do Aluno não é claro? Já se está a falar dos processos, sem se abordar porque existe violência.

Agora a colega Catarina Rodrigues, de Valença, que talvez por ser agredida, em defesa de uma funcionária não docente, tem de falar da plateia e não do palanque.

Segue-se mais uma directora, Ana Alonso, que revela não ter problemas graves no seu agrupamento, embora depois refira que os professores não saem muito felizes das aulas. Diz que no tempo em que iniciou a carreira, os professores “reagiam melhor” e “menos ansiosos” do que actualmente. Vá lá que refere que os professores gostam é de dar aulas e não do resto da fancaria. E fala dos atestados médicos.

(é impressão minha, mas anda tudo com pinças e não se trata propriamente do modo de falar?)

Segue-se o professor Hélder Santos que depois de um “boa tarde” decide fazer um ponto de ordem e a seguir começa a falar em “desafios” e “quarta revolução industrial”, misturando com o papel da Educação no desenvolvimento da sociedade. Muito bem, relembra a “reitora” e a sua frase para História sobre ter perdido os professores mas ter ganho a opinião pública, Continua melhor do que começou… com a forma como o ME abandona os professores.

O Luís Braga teve de ir buscar o microfone para poder falar sobre a burrocracia das “flexibilidade, autonomia e dac’s”. E fala sobre a forma como o ME trata a violência como “residual”. Está é a falar do ministro como se ele percebesse do assunto. Fala mais um colega (Hugo Formosinho), sem um ponto claro acerca do que pretende.

Entretanto, aparece uma senhora investigadora que é patrocinada pela Leya, Confap e pelo Eduardo Sá. Acho que vou beber chá enquanto a doutora trata dos “eixos”. A “pressão” desapareceu do programa.

(e vamos para intervalo… e não sei se volto, porque o assunto já vai para as “explicações” e não estou bem a ver o que interessa para o tema em apreço…)

Só para confirmar… não me parece valer a pena voltar para a segunda parte de um programa em que na tentação de meter muita gente a falar um minuto ou dois, quase ninguém consegue desenvolver um raciocínio consequente sobre o tema que está em discussão e não sobre uma outra coisa qualquer, da escola multicultural aos “meninos” que coiso e tal.

(já agora, enquanto vou escrevendo isto, continuo a ouvir, e já estamos perto das 23.00 uma criança de 5 anos aos tombos e corridas pela casa; o que acontecerá quando chegar à sala do 1º ano, em especial se a responsável parental achar que isto é “normal”, pois são “crianças” e precisam muito de “brincar”? porque falamos muito em “cidadania” mas é na perspectiva do “se estou na minha casa, faço o que entendo”…)

 

exclama

(o encarregado de educação até nem está a falar mal a abrir a segunda parte, embora a seguir tenha saltado para os lugares-comuns)

34 thoughts on “Prós E Contras Sobre Violência Nas Escolas

  1. Só comecei a ver agora…ouvi 1 minuto dum palhaço que apresenta uma gravata azul e laço azul claro e só disse bosta. Que gente esta. Falam,falam do que nada sabem. Mas não sabem mesmo.
    Entregues a bichos. Bichos pedantes que só dizem ” lugares comuns ” . Tristeza.
    Referem sempre os meninos . Os meninos ? Os alunos,porra !

  2. Os manifestantes nas ruas do Chile exibem cartazes a dizer “Desliga a tv” e os jornalistas não se atrevem a aproximar-se dos manifestantes para não serem agredidos, como já aconteceu. Os cidadãos aperceberam-se que os maiores órgãos de comunicação chilenos, tanto públicos como privados, não são imparciais. O pros e pros é um programa que eu não vejo há anos, porque trata-se de um arremedo rasca do que são os programas de debates nas sociedades avançadas.

  3. Está no painel uma diretora a candidatar-se a ministra, deve ter descoberto o segredo da escola ideal! É um oásis!
    Foi seguramente escolhida pelo ME…
    Gostava de saber se os professores da escola que dirige concordam.
    Enfim, estes comissários políticos dão vómitos.

      1. Ainda vem a criatura da UM, que há 40 anos não entra numa escola das que fala, afirmar está tudo bem, as situações anómalas são residuais.
        “Sentados nos seus cadeirões de braços não se vêm a rolar pelos espaços “…
        Fale do que conhece, criatura.

  4. Que saudades da minha escola ( Liceu Camões ) e dos meus queridos Professores – Vergílio Ferreira , Mário Dionísio e de tantos outros.
    Caladinhos, sentadinhos , dedinho no ar para falar , regras e tudo feliz e contente.

  5. O considerado o melhor professor do ano gaba-se de nunca ter expulso nenhum aluno de uma aula e “Não há nada que um aluno diga que nos possa ofender”! Vergonhoso…não tem respeito por si nem pelos colegas? Queria ver este colega numa turma PIEF ou CEF de uma escola problemática perto bairros sociais complicados . Segundo alguns destes “inteletuais” teóricos da educação, o teatro vai ser a solução milagrosa para a violência e mau comportamento…como é possível?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.