Isto Anda Tudo Ligado

Transcrevo a parte final do texto que fiz a meio da semana passada para o Educare, pensando que era para sair na última 6ª feira, quando, afinal, é apenas na próxima que sairá. Mas penso que a antecipação acabou por não lhe fazer perder a oportunidade.

Esta desorientação ao nível de uma gestão míope dos recursos humanos que se pretende de “boa governança”, fascinada pelas poupanças feitas e pelos objectivos alcançados de “redução da despesa” transmite-se com uma grande rapidez ao quotidiano da vida das escolas e potencia situações de instabilidade nos alunos, quer porque ficam com muito tempo desocupado, quer porque muitas vezes não chega a existir tempo para estabelecer uma relação produtiva de trabalho entre os grupos-turma e @s professor@s que chegam e partem, sendo encarad@s como ocasionais. E quando essa base se esboroa, muito mais entra em colapso. Mesmo que se esconda isso com uma política de sucesso por decreto.

Acham que a indisciplina e o desrespeito em relação aos docentes é um fenómeno desligado da sua escassez e da precarização da sua situação laboral? Pensem melhor…

PG 4

2 thoughts on “Isto Anda Tudo Ligado

  1. Vamos lá aguardar pela publicação na Educare .
    Mas Paulo … só a conclusão final fará pensar até quem ainda acredita no Pai Natal.

    Nota : faz lá um post em que possamos discordar , criticar e dizer mal !
    Porra !

    Gostar

  2. Diz e muito bem o Paulo Fafe:
    “O pedagogo, escravo na velha Atenas, era aquele que levava os alunos ao saber, isto é, à escola. Daí que pedagogia seja isso mesmo: levar ao conhecimento. É preciso saber a origem das coisas para alcançar-se a propriedade do seu emprego. Hoje pedagogia é essencialmente estudo e investigação na área das motivações dos alunos. “

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.