É o que faz muita gente querer “carreira” a todo o custo. E querer colocar “professor universitário na profissão” quando nem tarefeiro é. Quanto às “entidades oficiais” estavam à espera do quê? Solidariedade? 🙂
Ministro e IGEC entendem que dar aulas sem receber não aumenta precariedade
Em causa está uma queixa apresentada pelo Sindicato Nacional do Ensino Superior a propósito de “alegadas ilegalidades” nos contratos sem vencimento. Não só foi arquivada, como acompanhada da “sentença” de que este tipo de contrato não contribui “para o agravamento da precariedade laboral no ensino superior”.
Este comentário é lamentável e demonstra um enorme desconhecimento do sistema.
Aspirar a uma carreira parece-me uma vontade legítima e expectável. Já os motivos que levam estas pessoas a aceitar dar aulas sem remuneração são variados e por certo não se limitam à aspiração que refere. Note-se que muitas destas pessoas têm CVs incomparavelmente superiores aos de muitos professores contratados. Que a Universidade queira apenas explorar a fragilidade da situação precária em que se encontram, é também lamentável!
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Lamentável é ” ocupar ” lugares sem fazer parte de uma carreira , prejudicando os restantes professores que a integram.
De boas ações …está o inferno cheio .
Serão “boas ações ” ?
É sim … ” cartão de visita ” !
Boas ações ? Que vá à missa !
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Até tenho conhecimento de Professores já aposentados , que se disponibilizam para ser os responsáveis ( e dar as aulas ) de algumas cadeiras.
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Não, não desconheço o sistema.
Poderia responder-lhe de forma desenvolvida, com detalhes específicos, mas não me apetece.
Porque o “sistema” é assim porque o deixaram ser assim.
Conheço bem alguns dos mandarins (na áreas das Ciências Sociais e Humanas, pelo menos) das últimas décadas e sei como “reproduzem” a sua mediocridade, não preciso de ver os CV dos que se agacham.
Mas… fiquemos por aqui, porque todos sabemos que também há quem seja mesmo como eu descrevi com sarcasmo.
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«Já os motivos que levam estas pessoas a aceitar dar aulas sem remuneração são variados e por certo não se limitam à aspiração que refere.» Importa-se de desenvolver?
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De modo algum, muitas destas pessoas são investigadores que são pressionados pelas chefias (direcções dos institutos ondes fazem investigação) para aceitar dar estas aulas sem remuneração.
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Aí Bloco ,Bloco…
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Ai !
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A igec está para o ministério/governo como a gestapo para o nazismo.
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