A Sério Que Já Não Me Admira…

… que uma das estratégias de quem não consegue tolerar que discordem do seu “belo pensamento” seja atacar a “formação” (académica, profissional) das pessoas que “desalinham” do rebanho moderno. Em regra, quem assim faz, não nomeia os atacados, em público apresenta pose delicada, cosmopolita e tolerante, enquanto em privado expele répteis diversos em tom alterado quando o tema é essa discordância e os discordantes. Digamos que a estrutura emocional da intolerância é muito envernizada para se apresentar uma capa de tolerância pública que “venda” o “produto”.

Admito que estou nos antípodas desse tipo de atitude, porque gosto de expor publicamente o que penso pela minha cabeça em privado, sem usar o interruptor on/off (o que pode ser confirmado por muita gente que até me conhece só de mail ou telefone e a quem digo que pode publicar o que bem entenda, sem limitações) e preocupo-me pouco com “alianças estratégicas” para escalar seja o que for. E quando me sinto mal, desligo e vou à minha vida, pois se ficarmos muito tempo num lugar, ainda escorregamos no musgo e nascem-nos fungos em sítios recônditos.

Se discordo de alguém não lhe tento ir de forma soez às canelas, insinuando falhas de “formação”. Por exemplo, tenho o maior respeito pessoal e profissional pela presidente do CNE, mas discordo das ideias que mantém há muitas décadas e acho que já deveria ter saído daquela “zona de conforto”. Discordo frontalmente das ideias do SE Costa, mas – mesmo achando curiosa a sua opção por se especializar em gramática portuguesa no estrangeiro – não acho que seja por ele ter falta de habilitações. Ao ministro Tiago aponto falhas imensas em matéria de pensamento sobre Educação, mas nunca coloquei em causa a sua formação científica. Claro que há excepções… nunca me ocorreu reconhecer competência científica ou pedagógica para falar sobre Educação aos mst desta vida ou aos pais albinos. Mas mesmo assim, em regra, preferi dar-lhes forte no que disseram ou escreveram, mais no que aquilo que (não) estudaram.

Por isso mesmo, diverte-me a falta de subtileza com que certos arautos da tolerância inclusiva, fiquem tão descompensados na sua altivez por não aderirmos todos à sua Fé que se tornam o equivalente a fundamentalistas religiosos que só conseguem ver ignorância e maldade nos incréus e nos que questionam os modelos únicos da “boa palavra”. Ficam com os carretos completamente passados mas, curiosamente, é essa a crítica a quem os tenta fazer ver luzes de outras cores com frontalidade.

Claro que isto se torna mais irónico, usando o mesmo truque de não nomear quem se verá retratado a ler isto e ficará uns dias a produzir posts sociais enviesados, com aquele fel mal disfarçado com falso aroma de mel.

Otavio

(no mandato anterior passaram-se coisas na sombra, com vista a desacreditar estes ou aquelas, de uma falta de decência enorme, só que, por não serem feitas à moda do engenheiro e para que não se notasse tanto, ficaram quase sempre pelos bastidores; só que… mais tarde ou mais cedo quase tudo se descobre e acabamos por perceber que, se calhar, aquelas pessoas mesmo sempre assim, apenas o perfume do poder lhes transtornou mais a natureza…)

3 thoughts on “A Sério Que Já Não Me Admira…

  1. Já há 10 anos que nomeio estas “figuras” de talibãs da endu_cação-
    Fui vítima de um pedido de esclarecimento numa Direção Regional feita por militante PS e que me tolheu na pior fase Eng_Lourda- O tribunal decidiu 8 anos depois a meu favor – mas a “estes” nada lhes acontece!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.