Porque Será…

… que há pessoas que aparecem na televisão a dizer coisas factualmente falsas que podem ser facilmente verificadas? A menos que, claro, tudo isto se deva a dados que ainda todos desconhecemos e por isso inverificáveis. Não é por acaso que pertencem ao grupo dos que querem acabar com tudo o que sejam “testes”, “exames” ou outras modalidades de avaliação externa comparável e respectiva publicitação de resultados que gostam de adjectivar de modo negativo de forma profusa. Porque daria um certo dó demonstrar como certas “metodologias avançadas” e um fortíssimo marketing com apoio do ME se traduzem em resultados medíocres, por exemplo, em Matemática (que se apresenta como um dos casos em que se mudou a metodologia com excelentes resultados). Quando se diz que se conseguem maravilhas com as novas pedagogias e a realidade é outra. Ou quando se fica em último lugar num concelho que nem é brilhante em resultados, mas se diz ter-se tido um desempenho comparativamente melhor.  Mas eu aposto que os professores no terreno não iriam dizer “inverdades” deste tipo e é por respeito a esses meus colegas, que muito fazem, que aqui não coloco os links ou imagens. Só lamento que as “lideranças” se andem a tornar em especialistas de cosmética e relações públicas. E ainda se apresentem como “exemplares”. 

E quem me conhece sabe bem que eu não guardo estas críticas apenas para casas alheias. Porque não gosto de fingimentos e pós-verdades ou factos alternativos. Mesmo que comecem por me doer a mim as consequências dessa atitude de chutar sempre para canto as responsabilidades pelos maus resultados.

pavao

 

7 thoughts on “Porque Será…

  1. Quer isto dizer que nem o cheiro a esturro era falso nem estou a precisar de ir ao oftalmologista?
    Quando fui ver o ranking da Boa Água, aquilo que me cheirou mal era mesmo assim e os números que estava a ver eram mesmo aqueles? Terão melhorado este ano e o colega Diretor já está a tirar as conclusões que dão jeito? Ou nem isso?

  2. É isso mesmo !
    Não é por acaso que querem acabar com testes , exames ou outras formas de avaliação externa que possam tornar comparáveis os resultados do conhecimento de todos . Inventam, inventam ….mas lá no fundo querem é fechar a porta aos resultados das suas tangas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.