No JL/Educação

Depois publicarei o texto integral sobre a forma como a “escola a tempo inteiro” é um subproduto da desregulação neoliberal dos horários de trabalho, com a rendição de certas “esquerdas” a essa lógica. A escola-fábrica é a escola onde se deposita a petizada 12 horas por dias e ainda há quem se congratule com isso.

 

6 thoughts on “No JL/Educação

  1. “Ministro nomeia especialista. Experiência? 2 meses”

    Ora bem!
    Está aprovado. Afinal, dizem que o artista não acabou a formação…E esta? Como antigamente…pois claro!

    Gostar

  2. A esquerda autêntica pugna pela escola pública da qualidade, e não pela escola pública da quantidade: quantidade de horas semanais passadas na escola e quantidade de sucesso produzido a martelo. É importante denunciar a demagogia neoliberal assumida pela esquerda parlamentar na área da educação para que não se confundam as políticas educativas que têm vindo a ser seguidas com políticas de esquerda. Estas últimas, para serem consequentes, devem preocupar-se com a correcção das desigualdades económicas, factor que condiciona o sucesso escolar a montante da escola, e com a dotação da escola pública de recursos humanos e materiais que possibilitem a todos os alunos, independentemente do contexto de origem, da região e do agrupamento, ensino de excelência que permita abrir as portas do pensamento e do saber (e, também, de profissões que de outro modo apenas são reservadas a elites), rompendo com a sociedade de espectáculo e com a cultura da distracção e consumo da sociedade capitalista.

    Gostar

  3. Este é um assunto que me toca e me dói profundamente…
    Temos jovens tristes e adultos infelizes!
    Enquanto não entenderem que quantidade de tempo não é sinónimo de produtividade, viveremos numa sociedade triste e amorfa.
    Vale para a escola (tempo a mais e ensino…? a menos ?) e para o trabalho (onde em alguns momentos se espera pelo rodar dos ponteiros…porque já se cumpriu com as tarefas mas o horário de saída é as x horas…).
    Enfim. Como diz o Magalhães: NOJO.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.