Sim, Sempre Ficamos Com A Conta Redonda De 15 Disciplinas No 3º Ciclo

E depois ainda há quem fale na fragmentação do currículo ou na necessidade de o “emagrecer”… cada um quer a sua fatia, mas depois, ai que as crianças têm muitas aulas e tal, corte-se na História, nas Ciências ou nas Artes (ainda existem no currículo?).

E que tal o “voluntariado” ser voluntário?

É uma ideia peregrina, certo? Assim como ser algo feito na comunidade, em “tempo devidamente valorizado” com as famílias… num espírito de responsabilidade social e não apenas de um quilinho de feijão para o caso da jonê?

Marcelo quer disciplina de voluntariado nas escolas e mais atividade em empresas

Marcelo Rebelo de Sousa sugeriu mesmo a introdução, “nos currículos, de um tempo devidamente valorizado para essa forma de responsabilidade social”, como acontece noutros países.

marcelo-rebelo-de-sousa-borat

(caro Presidente, dedique-se a coisas mais a sério, do tipo “regionalização já no terreno, a fingir que não” e deixe-se de floreados…)

7 thoughts on “Sim, Sempre Ficamos Com A Conta Redonda De 15 Disciplinas No 3º Ciclo

  1. Mais uma vez se torna evidente que Marcelo não é o presidente de todos os portugueses, mas apenas daqueles que pertencem à sua facção ideológica (os quais, aliás, são apenas uma parte dos que votaram nele, pois que a outra parte foi iludida pelo marketing da TVI). Para além da questão do acréscimo de mais uma disciplina a um currículo já obeso, e mesmo da questão da inevitável erosão horária das disciplinas duras à custa de novas disciplinas, o que me choca é a ideia de sociedade subjacente à proposta presidencial: uma sociedade em que a justiça é substituída pela caridade, em que o investimento em instituições públicas é desvalorizado em nome de acções particulares. A mensagem é clara, embora penetre de modo insidioso nas consciências sob a capa de boas intenções (que existem às paletes no Inferno): se há desigualdades socioeconómicas, se há problemas ambientais, o problema não está no modelo de produção e de estímulo ao consumo capitalista, não está na limitação do controlo democrático dos cidadãos através da transferência do poder decisório para instâncias tecnocráticas da UE, não está na ordem neoliberal global, nada disso, o problema tem que ver com a falta de esclarecimento das pessoas quanto àquilo que devem fazer a título meramente individual dentro de um sistema cujas premissas não podem ser postas em causa. É precisamente porque a dimensão política é obliterada em termos analíticos que disciplinas como História e Filosofia são amesquinhadas nos currículos.

    Gostar

  2. se há desigualdades socioeconómicas, se há problemas ambientais, o problema não está no modelo de produção e de estímulo ao consumo capitalista

    Convém ter presente que o Marcelo nunca se tentou fazer passar por marxista.

    Gostar

    1. Ufa! Obrigado pelo esclarecimento. A prossecução do lucro numa ordem internacional desregulada não está por trás da crise ambiental nem das desigualdades económicas. O facto de os 62 mais ricos do mundo terem mais riqueza do que a metade mais pobre nada tem que ver com o capitalismo. Quanto à frase “Convém ter presente que o Marcelo nunca se tentou fazer passar por marxista.”, suponho que deve conter uma reflexão profunda, mas não a consigo descortinar. No entanto, ouso fazer o seguinte comentário: Marcelo faz parte de uma classe e defende os interesses dessa classe, e uma das maneiras de fazer valer esses interesses é atirando areia aos olhos dos incautos.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.