A Tentar Arrepiar Caminho?

O que seria uma boa decisão, a aceitar sem reservas, no actual contexto pode agravar a situação de escassez de docentes em alguns grupos disciplinares.

É o risco de governar na base da incoerência, reagindo aos fenómenos apenas quando eles chegam em força à comunicação social e não quando a onda se está a formar.

Esta medida poderia (e deveria) ter sido colocada em prática – sem os truques de última hora que costumam surgir quase sempre nestes casos – há alguns anos, evitando o esgotamento de uns, o abandono de outros e ainda a desistência de muitos “novos”.

O Ministério da Educação (ME) admite que os professores com mais de 60 anos possam, se assim quiserem, deixar de dar aulas e passar a desempenhar outras actividades nas escolas.

Colocando as coisas de forma clara, nos últimos 15 anos, o PS governou a Educação em mais de 10 e tomou medidas activas que agravaram o que agora se diz querer resolver.

Antes tarde do que nunca?

Confesso já não ter em mim a caridade indispensável para dar o benefício da dúvida a gente que considero ter agido anos a fio com má-fé.

clown

7 thoughts on “A Tentar Arrepiar Caminho?

  1. Até se podiam / deviam aposentar – se ( caso fosse essa a sua vontade ) … mas … aposentar – se ? Nunca ! dizem os grandes entendidos nestas coisas . Quando iniciei funções lectivas a regra era muito mais justa , necessários 36 anos de serviço, independentemente da idade.

    Gostar

  2. Não dar aulas já existe há muito e sem precisar dos 60… o governo Português paga caríssimo aos que representam os professores, a quem se tornou tecnico superior bibliotecário. Ha outros projetos camarários por escolha direta e a quem tem conhecimento dos médicos certos para ser dispensado de dar aulas.

    Gostar

  3. Pacote de medidas que vão, nos próximos 4 anos, acabar de vez com a escola pública e que inclui também a agora anunciada “escola das 8h às 17h” estendida ao 2º ciclo (mais tarde ou mais cedo também ao 3º ciclo). Toda a gente já percebeu que a política educativa é ditada pela Goldmann Sachs.

    Cunhal já teria removido um Jerónimo decrépito e a deixar o partido perder votos de eleição para eleição à conta destes proxys enfiados nos ministérios para fazerem carreira em estado vegetativo. Deve escoicear tão sonoramente que nem os defuntos repousam lá no Alto de São João.

    Há muito espaço para a indústria farmacêutica aumentar as vendas de anti-depressivos e ansiolíticos na “beira-mar plantada”. Só nos falta bater o record galático nesse domínio. O Chega só precisa de esperar sentado porque o Costa está lançado para fazer de Hollande.

    Gostar

  4. Neste momento nenhuma medida anunciada me gera qualquer esperança. Perdi toda a confiança neste governo e no ME. Não sei o que possa querer dizer outras atividades. Medidas avulsas e mal pensadas têm más consequências. Isto pode ser um fait divers, impedindo a discussão do que importa. É uma das coisas que importa seria a aplicação da lei. Como mero exemplo, diga-se que foi publicada em Fevereiro de 2019 a legislação que contempla a pré reforma, mas não é aplicada por falta de permissão do Ministério das Finanças…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.