Ainda Sobre Os Arautos Dos Horizontes Da Utopia

Estou a escrever um texto (mais para o longo, tipo capítulo cheio de mau feitio)  sobre o assunto e continuo fascinado com a forma como essas pessoas, para além de adorarem ser presidentes, directores e/ou representantes disto ou aquilo, reagirem a qualquer crítica que lhes seja feita da forma mais incoerente possível com os altíssimos princípios éticos que se auto-atribuem. Adoro quando a crítica à autoridade e às hierarquias se faz na perspectiva de quem sente que tem uma autoridade acrescida sobre o tema e que aproveita todas as oportunidades para se integrar numa hierarquia que lhe atribua uma posição próxima do topo. Ou quando a tolerância é pregada com intolerância. E a diversidade é imposta com base em modelo únicos de pensamento.

E depois o raio da História está sempre a dar-me exemplos de como tantas utopias, cheias de boas intenções nas teses originais, descambaram em catástrofes distópicas. Porque, apesar de não estar só a pensar na Educação, não consigo deixar de encontrar paralelismo com certos proselitismos que por aí caminham.

Majestic sunset in the mountains landscape. HDR image
Majestic sunset in the mountains landscape. HDR image

2 thoughts on “Ainda Sobre Os Arautos Dos Horizontes Da Utopia

  1. Faz lembrar a conhecida frase atribuída a Einstein: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Como se abarcar uma inovação fosse, só por si, sinal de abertura da mente. A experiência mostra que, em regra geral, quando por trás de uma inovação está apenas a vontade de inovar, então a mente fecha-se completamente sobre a nova ideia e fica incapaz de ver o que quer que seja para além dessa ideia. E ai do herege que ponha em causa a nova pólvora!!! A História da Humanidade, realmente, tem muitas lições para dar…

  2. Não há contradição, porque a questão não é lógica nem epistemológica. O que há é presunção tacanha e desfaçatez cínica. O carreirismo também explica muita coisa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.