FEM 2020: 2 – (Novas) Tecnologias

Não sou o mais rigoroso defensor da utilização de terminologias fechadas ou hiper-especializadas, mas cansa-me ouvir a utilização de certos termos de modo generalista e conforme as brisas e oportunidades. Hoje, um deles foi “tecnologia(s)” com o “nova(s)” apenso ou não.

Ora bem… em relação à Educação (como a tanta outra coisa há milénios) existem “tecnologias” pelo menos desde (ou mesmo antes) que o primeiro primata atirou com um pau ou pedra a outro para o afastar de algum fruto apetitoso. O biface foi a tecnologia de ponta (literalmente) no Paleolítico Médio. As “novas tecnologias” existiram sempre e sempre foram ultrapassadas por outras “novas” algum tempo mais tarde. O pergaminho demorou a tornar-se arcaico na Europa como suporte da escrita, mas a dada altura o papel era o que de mais moderno se poderia achar (menos no caso dos chineses que o fabricavam há século).

A roda dentada foi uma inovação tecnológica e a sua aplicação aos aparatos destinados à medição do tempo trouxe os relógios até ao final do século XX, quando os mecanismos digitais se vulgarizaram.

Na Educação, pelo menos desde as últimas décadas do século XX, as “novas tecnologias” sucederam-se a um ritmo cada vez maior e a sua popularidade e “domínio” foram-se tornando progressivamente mais efémeros. O retroprojector e o projector de slides eram a grande moda nos anos 70, quando fui aluno e ainda nos primeiros anos como professor. A partir daí foi sempre a acelerar.

Por isso, talvez porque já vi muita coisa passar-me diante dos olhos, guardo o entusiasmo qb para cada “nova tecnologia”, mesmo no mundo maravilhoso do “digital” e observo com a devida contenção as excitações alheias com o mais novo zingarelho ou app. Em especial quando sei que a degenerescência dos equipamentos está programada e “descontinuidade” dos componentes uma certeza. Até à próxima geração “tecnológica”.

tecno

(calma, a imagem não é qualquer piada subliminar à parlamentar de quem o Livre desconfia)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.