Veja-se o caso de Odivelas e do projecto “Repensar o ano letivo como forma de melhorar a aprendizagem dos alunos”. Deixo aqui todo o documento (Semestres_Odivelas_Relatório), porque até me cansa estar a copiar aquelas passagens típicas da escrita de um certo tempo de final do século XX, tão lido por ocasião das profissionalizações feitas nos anos 80 e 90.
Chamo apenas a atenção para o organograma implícito nesta apresentação:
A Câmara (do PS), com a benção do governante (do PS) nomeia uma comissão (ver parte sublinhada) para proceder ao acompanhamento e avaliação de um projecto implementado a nível municipal, convidando para consultor um especialista e ex-governante (do PS).
Essa comissão, formada principalmente por elementos da Equipa de Acompanhamento da Autonomia e Flexibilidade Curricular da Região de Lisboa e Vale do Tejo (nomeada em modelo de dependência clara da tutela), acha por bem dar a sua opinião sobre o funcionamento dos órgãos internos de gestão das escolas, apontando-lhes forças e fraquezas, presentes e futuras naquele modelo muito apreciado da análise SWOT (prefiro a versão portuguesa-brasileira de análise FOFA, mas são gostos).
Podem dizer-me que é apenas um olhar “externo” para “ajudar”, mas mim parece toda uma outra coisa. E tem muito pouco a ver com “autonomia” e ainda menos “diferenciação” pois promove metodologias e modelos únicos de intervenção.
Isto é pior que uma comissão da CGTP.
Isto é o verdadeiro assalto ao tacho com cartão do partidito .
GostarGostar
30 de outubro de 2018 … Muito bom.
GostarGostar
Adoro a palavra mudanças que ora é o trunfo dias coisas boas como também é a fraqueza dos culpados do costume, professores, pais (esta tem graça …. a ver se dão conta e se mexem – duvido ….). Etc etc
Escrever aqui é um risco. Da última vez que o fiz, referindo o processo de avaliação docente, levei com mais uma dose de aulas assistidas. No mesmo escalão, 4º. Em anos seguidos porque sim, sem resposta ou justificação que me sirva para alguma coisa.
O q
GostarGostar
Fugiu … ohhhh e eu queria retirar os excessos, ou seja, dependendo dos critérios, tudo. Estou a brincar, como sempre. Com coisas sérias? Não.
Com coisas sérias, não brinco.
GostarGostar
SWOT is for grandads. “repensar” alguma coisa apenas com metodologia SWOT é o mesmo que pedir a um grupo de alunos do 7º ano que disserte sobre Física do Estado Sólido e o resultado é um trabalho de 2 págins A4 com cópia integral do Wikipedia a respeito de Ginástica Ritmica
GostarGostar