São Remendos Curriculares Muito Bem Pensados

Embora confesse que a aritmética dos horários me esteja a escapar… como é que de 38 se chega aos 200.

Em finais de janeiro deste ano, quatro meses depois do início das aulas, havia ainda 38 horários por preencher, o correspondente a 200 professores de Informática em falta nas escolas. Para resolver o problema, o Ministério da Educação decidiu que as escolas podiam contratar quem tenha participado numa ação de formação na área das tecnologias.

Porque isto anda tudo ao contrário…

As regiões mais afetadas pela falta de professores são Lisboa e o Algarve. A questão da Informática é a mais preocupante, mas há já falta de professores também noutras disciplinas como o Português, Geografia e Inglês.

Perante este cenário, o ministério da educação diz à Renascençque está a estudar com detalhe as necessidades da falta de professores, estando a ser criado um grupo de trabalho com as universidades para verificar quais são as necessidades de formação procurando aumentar a atratividade da profissão.

Ora bem:

  1. Introduzem-se disciplinas no plano curricular sem estudo prévio da viabilidade em termos de meios humanos (nem falemos das condições técnicas em algumas escolas).
  2. Quando dá asneira, é que se vão verificar as “necessidades de formação” que, a serem cumpridas devidamente, só terão efeitos a 5 anos.
  3. Não se percebe bem com quem (e em que termos) se vai discutir o aumento da “atratividade da profissão”.

Já agora… não se acanhem que há outros grupos que estão também em pré-ruptura.

eu-sou-o-burro

 

 

2 opiniões sobre “São Remendos Curriculares Muito Bem Pensados

  1. Tenho falado com os meus ex-alunos (e são muitos), mas insistem em afirmar que preferem ganhar salário mínimo a 800 euros do que ser professor!!! Vá-se lá saber porquê.

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.