Sim, Descobrimos O Caminho Marítimo Para A Índia, Em Busca De “Cristãos E Especiaria”, Mas Acabámos Falidos E Nem O Camões Deixou Descendência Para Ganhar Com Os Direitos De Autor Da Epopeia Maior

Tenho sempre um problema fundamental com o uso e abuso demagógico da História para efeitos de agit-prop. Neste caso é por causa da questão do “digital” na Educação. Como se meia dúzia de “salas do século XXI” equivalessem a chegar a Calecute, João Couvaneiro vai por ali abaixo e esquece-se que se o Gama conseguiu glória, honrarias e extensão generosa para o título majestático de D. Manuel, não é menos verdade que a meio do século XVI estávamos falidos e que países que pouco ou nada descobriram souberam ser empreendedores de outro modo (Holanda, só para dar o exemplo de um pequenito em extensão) e conseguiram manter-se ricos desde então. Embora eventualmente com poetas de menor qualidade.

IMG_2482

João Couvaneiro in JL/Educação, 26 de Fevereiro de 2020

Não é que eu ache que a grande Poesia valha menos do que uma balança comercial razoavelmente favorável desde o século XVII, mas talvez fosse bom irmos além da superfície dos chavões históricos.

E depois, claro, lembro-me sempre do Magalhães e do duplo inconseguimento, seja o do próprio Fernão, frechado ao serviço de Castela na ilha de Máctan, seja o do aparato digital dos tempos dos engenheiro e seu muito mitigado aproveitamento pedagógico.

(ninguém está contra o uso de tecnologias que há quem use antes dos concursos para professor do ano, apenas contra um certo deslumbramento meio apatetado que por aí anda…)

2 thoughts on “Sim, Descobrimos O Caminho Marítimo Para A Índia, Em Busca De “Cristãos E Especiaria”, Mas Acabámos Falidos E Nem O Camões Deixou Descendência Para Ganhar Com Os Direitos De Autor Da Epopeia Maior

  1. Penso que este texto é sobre o VAR avariado e as novas tecnologias na doutrinação. Junto estas notas:

    Fake not fake

    O VAR não salvou as equipas portuguesas da sua completa aniquilação.

    A geração mais bem preparada da História não salvou o futebol português da extinção. O VAR apenas testemunhou.

    O país que se gaba de exportar treinaodores não consegue ter sentados no bancos treinaodores encartados. O VAR confirmou.

    Pensávamos que a ausência de um ministro na Educação se devia à sua constante presença no desporto. Afinal também não era essa a vocação, dado que os testes do pisa-papéis apenas confirmam que sofremos cada vez mais (golos) em comparação com turco-manos, cranianos e ex-coceses. O golaVARage não perdoou.

    O professor Nogueira foi à porta do vaixá xingar: “Ó aVARisto tens cá disto?”, terá gritado enquanto carregava caixotes de postais indignados (a indignação era visível na cara dos caixotes). Teria sido mais eficaz deixar um post it cor-de-rosa no pára-brisas? Sim, mas o efeito para a multidão que só confirma a existência de Nogueira nestas imagens de VAR seria menos eficaz. É para isso que serve o VAR: confirma que há duas equipas em campo quando de outro modo não se perceberia.

    Colombo descobriu a América. Se tivesse um VAR, ou mesmo um GPS, teria enfim chegado à Índia. Ter-se-ia talvez poupado o triste estado em que as duas se encontram actualmente, povoadas por tribos fascistas disfarçadas de coisa democrática.

    Gostar

  2. a personagem do velho do Restelo é suficientemente ambígua para ser caracterizada só na perspetiva que vingou daquele que resiste à mudança, sendo um conservador. Se esmiuçar a personagem, também está caracterizado aquele que cinicamente conhecendo a matriz cultural do povo, sabia que qualquer beneficio seria para alguns e o prejuízo para os do costume…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.