3ª Feira

Entre não termos casos e não termos camas para os casos suspeitos no norte do país foram pouco mais de 24 horas. Faz-me lembrar aquela desculpa do “choveu acima da média para a estação” quando tudo entope e há inundações. Temos um país sempre no fio da navalha.

media

(entretanto, o polvo da “justiça” na Relação de Lisboa expande-se mais do que um vírus… a vantagem é que dificilmente fará vítimas, porque os atingidos estão mais do que imunizados a qualquer risco sério)

6 opiniões sobre “3ª Feira

  1. A situação é gravíssima. Prevê-se que haja cerca de 9 000 000 de pessoas afectadas em Portugal. Estima-se que as causas sejam tanto internas como externas. Já não há capacidade para acomodar mais infectados. Isto só lá vai com injecções. Para começar, uma injecção de 1400 milhões de unidades no banco do costume. Se não chegar, quarentena com os funcionários públicos, esses inúteis. Sempre se poupa do lado da despesa com pessoal.

    PS: O Governo garante que o material médico que está a armazenar em instituições militares não desaparece e volta a aparecer num local diferente? As doutoras Moreira, dos vários quadrantes políticos, ainda não se pronunciaram sobre a necessidade de legislar a favor da criação de alas específicas nos hospitais para as minorias afectadas? E o Chega, evita o assunto e esquece-se de exigir o exército à porta dos eventos literários contagiosos? O que espera a IL para legislar sobre o cheque vírus de modo a permitir escolher em liberdade se queremos vírus provenientes do público ou da privada? E o PAN nada diz sobre a protecção dos direitos dos microorganismos Covid-19 afectados e o uso de armas químicas contra os ditos? Será o PCP imune às queixas dos trabalhadores das herdades alentejanas abandonados e ignorados por uma epidemia que prometia ser global e afinal se centra nas grandes cidades? O Rui? Rio-me.

    Gostar

  2. Quando membros do governo e a directora geral da saude andaram e andam a dizer que Portugal está preparado, tomou todas as medidas necessárias, que tem várias unidades hospitalares preparadas e outras de reforço já de prevenção.. aparecer dois casos confirmados no Porto e depois dizerem publicamente que a capacidade da maior unidade hospitalar do norte está esgotada é simplesmente estúpido.

    Estúpido e revelador de incompetência, não só de comunicação como também da irresponsabilidade de ter sistema de saúde realmente preparado, como anunciam, que era a sua competência (do governo, como um todo).

    Mas já estamos habituados a este governo e à sua capacidade de sacudir a água do capote quando algo corre muito mal por culpa própria (incluindo a nível criminal, tipo Tancos e Pedrogão), e ao controlo que consegue exercer sobre todos os media, salvo raras excepções a nível pessoal.

    Gostar

  3. Deveríamos estar a aprender com a China e imitar as suas medidas de prevenção.

    Vejam este relato de um português na China:

    A China foi apanhada desprevenida por isto, mesmo que tenham feito asneira. Os números aqui continuam a descer a pique, tanto que neste momento o número de infectados é bem menor que os recuperados. Na província onde estou existem somente 25 casos, sendo 15 nesta cidade (cidade de 10 milhões).

    Enquanto o Ocidente se ria, não ajudava e mandava piadas racistas, a China estava a dar o máximo possível para conter isto. Agora que chegou ao Ocidente, está tudo em modo de pânico. Tiveram cerca de 2 meses para se preparar (não todos, mas a maior parte), que foi basicamente isso que a China fez… conseguiu conter durante algum tempo esta doença do resto do mundo mas não iria durar para sempre. Digo já, nunca vi tamanho profissionalismo como vejo aqui na China – planos para tudo, planos para durante a quarentena, para depois da quarentena. Regras bem definidas, utilizam a tecnologia para ajudar… isto é realmente qualquer coisa.

    E não, ISTO NÃO É COMO A GRIPE. Não é uma doença que nos vai extinguir mas por favor, não façam downplay à situação – é uma doença grave que pode provocar sérias consequências. Ainda por cima sabe-se pouco sobre a mesma.

    EDIT: O que o governo chinês fez é algo que respeito. Foram eficazes, tudo funcionou, e estamos a ver em duas semanas um decréscimo incrível de novos casos (em toda a China somente 128 casos novos hoje). Não esquecer que é um país de 1.4 mil milhões de pessoas.

    Gostar

  4. Mais um relato….

    Não entendo o que andaram a fazer. Se calhar pensavam que este vírus só afectavam aqueles “comedores de morcegos”.

    Mês e meio de quarentena já começa a ter algum impacto na minha saúde mental. Felizmente já nos deram alguma esperança e até já nos deixam passear livremente no campus. Neste momento todos os cidadãos têm associados a si um código QR, código esse que se classifica com 3 cores: verde, amarelo e vermelho.

    Verde: Cidadão saudável
    Amarelo: Atenção, esteve próximo de alguém com o vírus, se possível fique de quarentena em casa
    Vermelho: Esteve em contacto com alguém infectado, dirija-se ao hospital ou fique de quarentena em casa e chame uma ambulância. Não sair à rua

    Estes códigos são lidos sempre que vamos para algum espaço púbico, sendo essa leitura feita por forças policiais. Isto vai permitir que, no caso de alguma pessoa estar infectada, é possível saber quem esteve nos mesmos locais que ela.

    É um sistema que já está a ser utilizado por várias regiões da China, mas eu ainda não experimentei porque não posso sair .

    Gostar

  5. O Governo ordenou, por despacho, que os empregadores públicos elaborem planos de contingência para o novo coronavírus. Ordem surge depois de sindicatos da administração pública terem denunciado ao JE a inexistência de instruções para lidar com o Covid-19, reclamando medidas de prevenção e controlo do novo coronavírus ao nível dos funcionários públicos. E terá de ser executada no prazo de cinco dias úteis, contados desde a publicação nesta segunda-feira, 2 de março, do despacho conjunto dos ministérios da Administração Pública, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.