Excitações Digitais

Há quem já ande por aí com uma excitação imensa acerca da forma como tudo poderá ser feito pelo modelo 2.0 da tele-escola como se em todo o país ou em todos os lares estivesse instalada banda larguíssima ou como se a infoexclusão não fosse a par da fragilidade económica de boa parte da população. Quem come um bife tende a pensar que todos também o comem, mas não, há grandes assimetrias que só quem não conhece o país fora do seu quintal (hélas, auto-ironia) pode ignorar. Ou, a outro nível, como se os putos já fizessem ideia do que é um mail. Vai ser preciso explicar-lhes primeiro isso de forma analógica. Há quem confunda o uso algo acrítico de redes sociais e competências digitais. Os putos já nasceram com o chip, na óptica do utilizador, mas não é bem o mesmo.

Claro que podemos ir combatendo isso e ir avançando, mas… vai haver quem não possa pagar a factura da altice, da vodafone, da nos, etc, etc… e há quem precise de uma imersão na realidade de um país que anda a diferentes velocidades. Há quem não entenda que ainda há muita gente que não anda com zingarelhos 27G por aí e não tem net em casa.

 

telefone

5 thoughts on “Excitações Digitais

  1. Saturada de afirmar isso mesmo…e exposta à “gozação” nas publicações, como se, de facto, fosse insana.
    Por acaso, este ano, todos os alunos do meu agrupamento têm mail institucional…Mas é a luta eterna! Como dizes, gostam de brincar com os télélés, mas não têm competências funcionais!
    Trabalho marcado. “Rapaziada, só respondo a dúvidas por mail!”…dia seguinte, “Ó stôra, é para….” Stop! Só respondo por mail! “Ó stôra…(lacrimejando)…”. Stop! Só respondo por mail!
    Forms, Office 365 e Mentimeter…”Stôra!…não tenho net”, “O meu não abre!”,…, vamos lá ver, se X consegue abrir e aceder, porque é que vocês não?!…
    …isto é só um pequeno cheirinho com alunos em situação presencial.
    Mas vou tentar seguir as recomendações vindas do agrupamento…Ninguém poderá afirmar que não tentei 🙂

    Gostar

    1. Há pessoal muito “iluminado” que gosta de tratar os outros como imbecis ou info-excluídos quando ainda não eram “nascidos” quando muita gente já usava meios deste tipo. Enfim… Há quem pense ser sempre o primeiro a descobrir a roda.

      Gostar

  2. Só os filhos de profissionais de saúde e das forças de segurança é que poderão ter que continuar a ir à escola, para que os pais possam ir trabalhar.

    Numa contabilização feita pela Lusa, a região norte é a que terá mais estabelecimentos de ensino abertos, quase 300 escolas.

    A lista disponível no site da DGEstE mostra que no Algarve há 232 “escolas de referência” e na zona de Lisboa e Vale do Tejo são 194. No centro, abrem esta segunda-feira portas 91 estabelecimentos e no Alentejo são 62.

    Depois há formas de organização variadas. No agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal, por exemplo, os alunos do 1.º ao 9.º ano que precisem vão ficar na Escola Básica Pedro Nunes, enquanto os mais novos ficam no Jardim de Infância Alcácer do Sal.

    A DGesTe informa ainda que os dados agora disponíveis podem ser atualizados sempre que necessário, até porque não é possível ainda ter a certeza quantas serão as famílias que vão recorrer a este serviço.

    A decisão de juntar as crianças numa escola para que os profissionais de saúde – que estão mais em contacto com doentes da Covid-19 – e de segurança pudessem continuar a trabalhar foi criticado pela Ordem dos Médicos e sindicatos, que alertaram para o perigo em que estariam as crianças e famílias.

    A ministra da Saúde explicou no domingo que em alternativa às escolas, os pais podem também optar por escolher uma pessoa para ficar com os filhos e essa educadora ficará com o subsídio que os pais receberiam se ficassem em casa a tomar conta dos filhos.

    No entanto, as escolas estarão também abertas para garantir que as crianças mais desfavorecidas não perdem o direito às refeições devido à situação de emergência que se vive no país

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.