Phosga-se! – Série 2

Recebi entretanto o material que contextualiza os materiais do post anterior, que faz parte de um segundo mails que a DGEsTE mandou para as escolas durante a tarde de ontem, 6ª feira.

Passo a transcrever o primeiro desses mails:

De: DGEstE – Sistema de Informação <dgeste.informa@dgeste.mec.pt>
Enviado: 20 de março de 2020 15:28
Assunto: Comunicado às escolas – Propostas gerais de intervenção para alunos em situação de vulnerabilidade

Assunto: Propostas gerais de intervenção para alunos em situação de vulnerabilidade

Senhores(as) Diretores(as) / Presidentes de CAP

Durante a crise de pandemia que atravessamos e tendo em conta o seu impacto, é importante relembrar que a democracia continua. Um estado democrático é aquele que garante direitos fundamentais a todos.

As escolas e os professores têm, naturalmente, sentido constrangimentos em garantir o contacto com os alunos especialmente carenciados ou vulneráveis. Estas dificuldades têm sido um dos principais focos de preocupação do Ministério da Educação. Não obstante outras medidas de larga escala a aplicar, é fundamental que se mantenha o contacto e o apoio aos alunos que se encontram com maior potencial risco de exclusão social.

Neste sentido, as Áreas Governativas da Educação e da Presidência, que tutela a Cidadania, a Igualdade e a Integração e Migrações, apresentam um conjunto de propostas de ação, convidando também todas as escolas a partilhar, através do site apoioescolas.dge.mec.pt, iniciativas, estratégias e soluções para as crianças e jovens.

Seguem também anexo os contactos de ONGs, associações e outras entidades que já se disponibilizaram. Em função das áreas de intervenção e áreas geográficas, as escolas poderão estabelecer contactos para articular apoios.

Cumprimentos,

Maria Manuela Pastor Faria

Diretora-Geral dos Estabelecimentos Escolares

A acompanhar vinham 12 (doze) anexos, um dos quais aquele que ontem publiquei, mais 9 com contactos de centenas de organizações de todo o tipo, desde Universidades a associações de apoio a minorias étnicas, e 2 com a identificação (nome, nº de telefone e mail) dos chefes regionais e chefes de núcleo do Escuteiros. A consulta dos metadados dos documentos permite perceber a rede de contactos e que as listagens começaram a ser feitas na 2ª feira.

E todas as escolas/agrupamentos do país, até prova em contrário, receberam isto, sem qualquer preocupação em seccionar ou seleccionar a informação verdadeiramente útil para cada contexto. No fundo, tomem lá isto e desenrasquem-se. Façam como as antigas listas telefónicas.

Mas tudo isto ainda seria aceitável se depois não surgissem as tais propostas de intervenção que contêm coisas absolutamente incompatíveis com as regras de um estado de emergência e que, em alguns casos, sugerem mesmo o recurso a grupos de risco para andarem de porta em porta com a missão de “entrega/recolha de fichas ao domicílio e posterior monitorização”, como docentes reformados ou os vigilantes escolares. Isto para não falar no recurso a estudantes ou a embaixadores dos países de origem dos alunos imigrantes.

Revelando a imensa desorientação, a DGEsTE manda novo mail às escolas, depois das 18 horas, com duas versões (pdf e doc) de um dos documentos já enviados anteriormente (o das propostas).

Em tempos de “guerra” e de “luta pela sobrevivência” (António Costa dixit) devemos unir-nos e esquecer divergências, sendo prioritário combater o “inimigo comum”. Certo, certo… mas ~e complicado combatermos seguindo as ordens de “generais” de um “estado-maior” que apresenta sinais evidentes de idiotice, desculpem, de falta de rumo, parecendo que lança mão a qualquer ideia que pareça vagamente passível de passar a imagem de que se está a fazer algo.

Muito disto volta-me a fazer lembrar a cena final da série Black Adder.

7 thoughts on “Phosga-se! – Série 2

  1. Mas ainda existiam chumbos!!!!!!!!!

    A maior “injustiça” são as médias dos melhores alunos, que se esforçaram e deram o litro. E que tinham o 3 período para para as melhorar ainda mais.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.