Uma Das Vantagens Da Situação Actual…

… é que algumas plataformas de agregação de artigos científicos (daqueles mais a sério) colocaram parte dos seus repositórios em acesso livre e até há tempo para ler algumas coisas que de outro modo ficariam para trás. Ou inacessíveis. Fica uma sugestão, a partir do campo do ensino da Medicina, sobre o confronto entre duas formas de encarar a melhor forma de promover as aprendizagens. A disputa remonta aos anos 70 do século XX, está longe de ser uma novidade, muito menos uma problemática específica do século XXI como alguns joões nos querem fazer crer.

Problem solving skills versus knowledge acquisition: the historical dispute that split problem-based learning into two camps

finger2

 

 

3 thoughts on “Uma Das Vantagens Da Situação Actual…

  1. Vergado ao peso da ganância, da avareza e da ira, bastou ao Homem um virús para que deixasse de ser o centro do mundo. Mas voltemos à modorra e à sede da filosofia dessedentária da planície: a venda do Coxa.
    Por aqui já há muito se cumpriam as regras de saudável convivência agora definidas pelos nossos mandatados na capital, observando-se o mais rigoroso distanciamento social e a uma insistente desinfestação laríngica. Com a força que as pernas septuagenárias e três decilitros de aguardente permitem, ponto, alto e coro, arrimados ao balcão ou escorados nas esquinas das mesas, lá se vão lamentando, moda após moda, sem se aproximarem a menos de um metro da afinação ideal: “Por lonjuras e planuras / Oh solidão, solidão / Eu quero teletrabalho / Pra poder ganhar o pão. / Arreda de mim o cajado / Dá-me emprego na Administração / Meto cunha ao meu cunhado / Que tem o partido na mão.”
    A porta, de costume fica aberta, porque coro na venda não é Loja em Templo.
    Às vinte e três horas prefixas o jeep da Guarda pára em frente à venda e o cabo faz de ponto para a última moda, megafone em punho e luzes coloridas no tejadilho relampejando a planície escura da lua nova: “Não quero que vás à escola / Nem à ribeira lavar / Só quero que me acompanhes / Ou vou ter de te multar.” Ziguezagueamos até às traseiras da viatura e empilhados distribuem-nos pelos montes e herdades, ao som de alguma última estrofe.
    O Rosmaninho não perdoa e zurra, roubando a desculpa à Maria Guilhermina que finge não ter ouvido o jeep chegar. Ela preferia não se fazer de zangada e deixar-me de quarentena a destilar as espirituosas no palheiro, na companhia do burro.
    Foi isto nas primeiras noites, que em seguida já se juntavam as caravanas dos trânsfugas alemães à porta da venda, atraídos pela notícia de que turismo de saúde é em Traseiro de Judas, a rave com menos vírus da Europa.
    Assim narrei eu aos catraios a história que haveria de inspirar a composição que a professora recomendou que fizessem, lá de longe, via internet, que a escola são seis quilómetros palmilhados de Verão ou de Inverno e com esta nova moda sempre se podem levantar mais tarde que o galo. O velho “Petador”, baptismo do meu mais novo que se atrasou na fala, sabe que, pela idade e consistência da carne, não arrisca a fazer de morcego na canja e desrespeita a ressaca, em competição desenfreada com a recém-chegada passarada. Para alguns esta é apenas mais uma Primavera.

    Gostar

  2. Respira-se saúde nesse rincon alentejano. Como se não bastasse a loboantonista toponímia e a arquetipal figura do Alberto como imorredoura referência , chegam-nos notícias que estimulam o nosso ávido imaginário de infância : ele é a passarada ; ele é o Rosmaninho ; ele é a Guarda, outrora montada em ronceiras bicicletas com obsoletas mausers acopladas.
    Quando terminar a virulenta guerra, juro que no segundo imediato ao armistício ligo o GPS e zás: pés ao caminho . Até lá, conto com as deliciosas notícias do caro e inesperado repórter MHR .

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.