Uma Páscoa Pouco Santa

Deverá sair apenas amanhã no Educare, mas fica aqui já hoje, por ser texto do dia.

 

É domingo de Páscoa e, crentes ou não, este é daqueles dias em que é habitual afirmar-se que as famílias se reúnem. O que no presente momento de isolamento social, em especial no caso das famílias nucleares, é algo de que já vamos tendo umas semanas de prática. Porque o tempo parece ter-se tornado um contínuo algo indistinto.

Talvez por isso, a sexta-feira que deveria ser santa, foi dia de chuvada de documentação sobre o “ensino à distância”, seja a que partiu do ministério, seja a que em muitos pontos do país chegou das chefias locais, sem dó nem piedade pelo que é um feriado tradicional. Embora exista quem ande por aí a dizer que quem está em casa não deveria merecer o que recebe, a realidade é bem diferente e são poucos os momentos em que não há algo a fazer. Os dias passaram a colar-se uns aos outros, já ninguém se admira (a começar por quem se afirma como gente de Fé Cristã) por se desrespeitar o fim da Quaresma.

Porque há reuniões a preparar, novas planificações por fazer, grelhas por preencher e, apesar dos protestos, a maioria vai fazendo. Tirando quem, como os alunos, faz passar por pseudo-rebeldia o que é outra coisa. Porque há quem aproveite para se mostrar mais excelente do que o próximo, mas também quem se encoste à sombra do trabalho alheio. São virtudes e habilidades que escapam a quem fica no meio.

Mas hoje é domingo de Páscoa e, crentes ou não, este é daqueles dias em que merecemos uma pausa, seja nas tarefas, seja na leitura de idiotices em forma de “opinião”.

diario

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.