Cristina Ferreira relata primeiro dia de “escola virtual”: “Desejei que amanhã fosse julho”
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“Primeiro dia de escola virtual. Já sei o que é o Moodle, o padle, abri 30 links e fiz 50 logins”, começou por escrever, na página de Instagram.
“Dei cabo da embalagem dos cereais para arranjar cartão não sei onde, fiz os exercícios de Educação Física com o miúdo, fiquei a olhar para os exercícios de matemática e desejei que amanhã fosse julho”, continuou.
“Isto vai dar cabo da cabeça… dos pais”, concluiu.
Louva-se o regresso dos pais à escola.
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Que mais irá acontecer ???
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Sim, pode ser que esta subida personalidade seja escutada!
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Isto significa que há professores que estão a sufocar os alunos com tarefas, em vez de procurarem ser simples.
Por exemplo, no caso do 3.º ciclo, estou a usar com eles o Classroom, em 3 sessões semanais de 20 a 30 minutos. Forneço-lhes o material (texto ou o que for), segue-se uma breve explicação dos conteúdos (se for o caso) e depois três ou quatro itens, alternando um ou dois de resposta curta e outros dois ou três de escolha múltipla, V/F, etc. A ideia é que resolvam tudo naquele tempo disponível.
Noutras sessões, fazemos outra coisa: uma visita virtual a um museu ou a um monumento, o balanço do caos, troca de sugestões sobre como minorar o dito caos, etc.
No secundário, 11.º e 12.º, a coisa já é mais pesada e não estou nada satisfeito com o que estou a fazer. Só não encontrei ainda a solução… Vou por tentativa e erro, com o «fidebeque» dos alunos.
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Sou professora no ensino secundário e estou a usar os 30 m. semanais de sessão síncrona no MS Teams para esclarecimentos. Não dá para lecionar conteúdos, não só porque o tempo é muito pouco mas também porque há vários fatores que dificultam a atenção.
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Estamos todos a ir por tentativa e erro.
Tenho apenas 30 m de sessão senanal síncrona no MS Teams tanto para o 10 ano como para o 11.
Não dá para lecionar conteúdos. Terá de ser de forma assíncrona.
Uso os 30 m para esclarecimentos.
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Pois… o meu próximo passo será esse: talvez enviar os materiais com os conteúdos para estudo autónomo e depois, nas sessões síncronas, fazer como a Ana.
É um faz de conta monumental.
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Pois. E eventualmente incluir nesses materiais vídeos curtos com imagem do ecrã do computador e a nossa voz. Screen-o-matic é bom para isso. Simples e gratuito.
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Desculpe a pergunta, é professora de quê?
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Inglês
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