Uma Voz Autorizada E Benquista Junto Dos Poderes Que Estão

Cristina Ferreira relata primeiro dia de “escola virtual”: “Desejei que amanhã fosse julho”

(…)

“Primeiro dia de escola virtual. Já sei o que é o Moodle, o padle, abri 30 links e fiz 50 logins”, começou por escrever, na página de Instagram.

“Dei cabo da embalagem dos cereais para arranjar cartão não sei onde, fiz os exercícios de Educação Física com o miúdo, fiquei a olhar para os exercícios de matemática e desejei que amanhã fosse julho”, continuou.

“Isto vai dar cabo da cabeça… dos pais”, concluiu.

 

10 opiniões sobre “Uma Voz Autorizada E Benquista Junto Dos Poderes Que Estão

  1. Isto significa que há professores que estão a sufocar os alunos com tarefas, em vez de procurarem ser simples.

    Por exemplo, no caso do 3.º ciclo, estou a usar com eles o Classroom, em 3 sessões semanais de 20 a 30 minutos. Forneço-lhes o material (texto ou o que for), segue-se uma breve explicação dos conteúdos (se for o caso) e depois três ou quatro itens, alternando um ou dois de resposta curta e outros dois ou três de escolha múltipla, V/F, etc. A ideia é que resolvam tudo naquele tempo disponível.

    Noutras sessões, fazemos outra coisa: uma visita virtual a um museu ou a um monumento, o balanço do caos, troca de sugestões sobre como minorar o dito caos, etc.

    No secundário, 11.º e 12.º, a coisa já é mais pesada e não estou nada satisfeito com o que estou a fazer. Só não encontrei ainda a solução… Vou por tentativa e erro, com o «fidebeque» dos alunos.

    Gostar

    1. Sou professora no ensino secundário e estou a usar os 30 m. semanais de sessão síncrona no MS Teams para esclarecimentos. Não dá para lecionar conteúdos, não só porque o tempo é muito pouco mas também porque há vários fatores que dificultam a atenção.

      Gostar

    2. Estamos todos a ir por tentativa e erro.
      Tenho apenas 30 m de sessão senanal síncrona no MS Teams tanto para o 10 ano como para o 11.
      Não dá para lecionar conteúdos. Terá de ser de forma assíncrona.
      Uso os 30 m para esclarecimentos.

      Gostar

      1. Pois… o meu próximo passo será esse: talvez enviar os materiais com os conteúdos para estudo autónomo e depois, nas sessões síncronas, fazer como a Ana.

        É um faz de conta monumental.

        Gostar

        1. Pois. E eventualmente incluir nesses materiais vídeos curtos com imagem do ecrã do computador e a nossa voz. Screen-o-matic é bom para isso. Simples e gratuito.

          Gostar

Deixe uma resposta para Sísifo Cancelar resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.