Phosga-se! – Série “E@D” #4

A forma como na DGE tratam as mensagens dos professores e as denúncias que há quem diga (e bem) que devem ser feitas. O pessoal lá nem tem paciência de mandar um “recebido”. Apagam sem sequer ler. O que vale é que os professores arcaicos ainda sabem enviar mensagens com relatório de leitura.

Há quem se queixe do “Estado”. Ora bem…

Screenshot Zoom

19 thoughts on “Phosga-se! – Série “E@D” #4

  1. Foi estabelecido em algum lado número máximo de horas em videoconferência? Há gente, não habituada a dar aulas, que está a julgar que é a mesma coisa aulas presenciais e em videoconferência… Entidades que gravitam acima dos professoreszecos e só sabem é mandar pois fazer nunca seriam capazes.

    Gostar

    1. Não, não foi estabelecido. O que há sobre esse assunto é o referido no ponto 3.3 do roteiro com as 8 orientações “as aulas síncronas devem ser consideradas com ponderação”. A subtileza permite esta pouca vergonha.
      Em lado algum fala em video-conferência porque as sessões síncronas podem ser feitas através de outras ferramentas como audio-conferência, fórum, blog, e-mail,…

      Gostar

      1. Obrigado pela resposta colega.
        Agora diz-me lá se faz sentido converter 30horas semanais em 19horas semanais de videoconferência…

        Gostar

      2. Nem uma, quanto mais 19.
        O Crato disse-o ontem e tem razão, isto do EaD nem alternativa é.
        A todo e qualquer processo que não permita aplicar as técnicas de intervenção pedagógica dá-se o nome de OCUPAÇÃO.

        Gostar

      3. Gostaria de saber se uma escola pode obrigar um professor a fazer videoconferência, mesmo que seja apenas com áudio. E se um EE interferir na aula?

        Gostar

      4. Helena Queirós,
        Se o plano de ensino a distância aprovado pelo CP desenhar essa solução, de acordo com o disposto no ECD, alínea b), artigo 10.º-B, cito, “observar as orientações dos órgãos de direcção executiva e das estruturas de gestão pedagógica da escola”, porquanto dever docente relativamente à escola, a Helena não tem outra opção. Todavia, a Helena pode sempre propor outra ferramenta digital que se enquadre nas ditas síncronas (em tempo real) que pode muito bem ser o fórum, o blog, o chat e até mesmo o e-mail. Muito mal estará a escola que não o permita fazer. Mas há muitas.

        Gostar

  2. A responsabilidade é só nossa, ou seja, dos professores. Querem mostrar trabalho, competência medida pela quantidade de grelhas e outra papelada, mostrar-(se). Mesmo que não concordem com o que se lhes pede, a maior parte das vezes inventado por outros professores-colegas, cumprem como se tivessem sido lobotomizados à nascença, em vez de dizerem “não, não faço!”. E é assim; só tiros nos pés

    Gostar

  3. “Já a par desta situação, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), considera que a divulgação das sessões, ministradas na plataforma Zoom, não resultou de uma falha no sistema, mas sim de “comportamentos humanos mal-intencionados”.”

    Gostar

  4. “The head of Google and parent company Alphabet has called for artificial intelligence (AI) to be regulated. Writing in the Financial Times, Sundar Pichai said it was “too important not to” impose regulation but argued for “a sensible approach”. He said that individual areas of AI development, like self-driving cars and health tech, required tailored rules. Last week it was revealed that the European Commission is considering a five-year ban on facial recognition. Earlier this month, the White House published its own proposed regulatory principles and urged Europe to “avoid heavy-handed innovation-killing models”. Mr Pichai noted that while AI had enormous potential there were also considerable dangers, such as the misuse of deepfakes, which are computer-generated clips that are designed to look real.”

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.