O SE Costa Ensina-nos A Avaliar (À Distância)

O que me aterroriza é a clara percepção dos enormes preconceitos que ele tem acerca do que deve achar uma péssima prática por parte dos professores em matéria de avaliação. E a opinião, para além de muito enraizada numa visão pessoal ou de grupo, será sobre um grande número de docentes, caso contrário não seria necessária tanta conversa sobre o tema, tantas recomendações e aclaramentos sobre o tema da avaliação. Para não falar nas “trianagulações”. Claro que tudo isto pode ser desmontado e, qual lego, ser “reconfigurado” às avessas do que ele assina, demonstrando que já existe e se pratica e que seria bom que não se passasse a ideia de que é excepção o que já é norma.

E é isso que chateia no SE Costa, o dar a entender que o que ele e alguns seus próximos descobriram é algo parecido à pólvora, uma inovação imensa, que os outros desconhecem, embora tenham aprendido e praticado muito antes dele nos aparecer com tanta peneira teórica. Eu percebo que há sebentas marcaram as pessoas e cartilhas que acham por bem espalhar mas, c’um raio, já saí dos anos 90 do século XX há muito.

Daria vontade de rir, se isto não fosse distribuído em cascata pelas escolas como se fosse a chave do euromilhões.

Coloco os documentos na sua versão original para que possa ser dado mérito a quem os elaborou, da subdirectora da DGE à vogal da ANQ.

Anexos: ImportânciaAvaliação_Ensino@Distância, Roteiro_Avaliação_Ensino@Distância.

Mad doctor

 

17 thoughts on “O SE Costa Ensina-nos A Avaliar (À Distância)

  1. Mas tem muitos amigos professores e das duas, uma:
    1) Ou são quase todos imbecis e percebe-se que ache que precisamos destas explicações.
    2) Ou são génios que lhe contam as histórias dos imbecis e depois temos de aturar com isto.

    Gostar

    1. Os “estimados amigos” são, infelizmente, muitas vezes imbecis e meros cumpridores de ordens que as passam para os seus súbditos com o triplo do rigor autoritário.
      E assim, o SE lava daí as sua mãos e o resto.

      Gostar

    2. Tem muitos amigos… diretores…
      que pensam ser a relação é comutativa. As únicas propriedades (e de facto comutativas) desta relação são interesseira e oportunista.
      São aliás as únicas que estas criaturas desenvolvem.

      Gostar

  2. O problema é que há um assinalável grupo de colegas que acha que isto é o máximo e muito útil, chegando a pedir para não sermos “injustos” com o homem.
    Eu já achei que a minha profissionalização tinha sido fraquinha, mas convenço-me mesmo que há por aí quem tenha feito muito, mas muito pior.
    Isto é uma espécie de bê-á-bá da cartilha das ESE de há um quarto de século.

    Gostar

    1. Por estas e por outras é que na “telescola” fazem escola os sobreiros da folha caduca e outras burrices do mesmo calibre. Isto é a imagem de marca das eses (com letras bem minúsculas).

      Gostar

  3. Ai Costa ,Costa .
    Brincando , brincando vai vendendo este produto como se de inovação se tratasse .
    E ele ,o Costa ,um verdadeiro catedrático na matéria-prima.
    Raios e coriscos … é que só chateiam.

    Gostar

  4. Não se trata de ter muitos professores não universitários conhecidos. Temos que estar abertos ao que os Professores Universitários aprendem nos estágios pedagógicos.

    Gostar

  5. O documento é acompanhado de uma carta assinada pelo SE João Costa denominado de “Importância da Avaliação Pedagógica em Ensino a Distância (E@D)”.
    Na 1.ª de duas páginas, no fundo, pode ler-se, “Exatamente porque a avaliação é formativa, é possível emitir um juízo global no final do processo.” Ora, sabendo que o conceito de avaliação sumativa definido em sede de Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, artigo 24.º, cito, “3 — A avaliação sumativa traduz-se na formulação de um juízo global sobre as aprendizagens realizadas pelos alunos, tendo como objetivos a classificação e certificação”, ficámos agora saber pela mão do SE que a avaliação formativa é igual à avaliação sumativa.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.