Material Gráfico Para Reflexão

O ministro Tiago andou a falar num próximo ano a funcionar numa modalidade que se designa por blended learning ou, se encarado por outra perspectiva, de flipped learning environment. Eu gostava mesmo que quem defende esta opção a entenda e não a esteja a promover apenas para remendar uma emergência (que é o que fazemos desde Março).

Se querem fazer algo de novo, e não apenas cosipar uns buracos na meia pedagógica, seria então bom que decidissem em que fase do modelo SAMR querem ficar. Ou se querem apenas anunciar “inovações” que não saem do nível “A” (Aumento/Amplificação) ou entram timidamente no “M” (Modificação). Porque recorrer ao Zoom apenas para substituir a presença física não passa do “S” (Substituição) e mesmo quem anda de Teams ao peito, raramente o usa para transformar verdadeiramente a metodologia do ensino, apenas usando ferramentas diferentes para aplicar modelos antigos.

Se queremos mesmo “redefinir” o processo de ensino/aprendizagem e adaptá-lo aos novos tempos, é preciso dar um salto que me parece imenso para quem parou nas teorias construtivistas e pensa que as ferramentas digitais não implicam toda uma nova conceptualização dos actos pedagógicos, mas tão só cosmetizar aquilo com que se está confortável.

SAMRdrawing

4 respostas para ‘Material Gráfico Para Reflexão

  1. Acho é que estão, pouco a pouco, a cavar um grande buraco de onde não vamos conseguir sair.
    Está resolvido o problema para a falta de profs que se prevê no futuro. 20 horas na escola, 15 horas em casa. Isto na melhor das hipóteses, sendo estas 15 de trabalho com ou sem alunos, conforme o necessário para assegurar esse “blended learning”.

    Gostar

  2. o Shor Tiago parece o Diretor de uma escola superior cujo discurso de posse tive o (des)prazer de ouvir há 2 anos atrás por razões que “não interessa nada”. Falou de blended learning e flipped classrooms como quem transmite uns lugares comuns sussurrados pelos assessores. O Tiaguinho foi tão idêntico que parecia ter sido o mesmo assessor a preparar-lhe a cartilha. E quem sabe, terá sido o mesmo intelectual e idiota(não ficaria espantado).

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Google

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Facebook

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.