(…)
No presente, as teses construtivistas regressaram em força e tentam mostrar-se compatíveis com a era digital, quase como se a tivessem antecipado, mas a verdade é que tentam sem sucesso colocar roupas velhas a algo novo. Tentam explicar os fenómenos do século XXI, com teorias do século XX que, na origem, desconfiavam muito da desumanização tecnológica. E não conseguem resolver o paradoxo de quererem mudar a Educação, mas acabarem por usar os novos meios digitais como se fossem apenas algo equivalente ao aparecimento do stencil, do projector de slides ou da fotocopiadora, quando está em causa uma transformação muito maior.
(…)
Bom artigo, parabéns!
O construtivismo de que falas tem sido extremamente publicitado entre os nossos colegas mais ligados ao ‘Erasmos’. Apetece-me a maldade de dizer que o construtivismo lhes facilita a ausência constante das salas de aula… (Uma ‘maldade’, porque nem todos os colegas têm bem essa perspectiva).
O construtivismo -intuo-o mais do que consigo prová-lo- atirado como método, ou como prátic, para as ciências sociais e humanas, transporta sempre consigo algum determinismo.
«Tentam explicar os fenómenos do século XXI, com teorias do século XX que, na origem, desconfiavam muito da desumanização tecnológica. E não conseguem resolver o paradoxo de quererem mudar a Educação, mas acabarem por usar os novos meios digitais como se fossem apenas algo equivalente ao aparecimento do stencil, do projector de slides ou da fotocopiadora, quando está em causa uma transformação muito maior.»
Esqueceste-te do episcópio, Paulo… o episcopiozinho!
GostarGostar
ó raposo … só disparates 😛
GostarGostar
Olá, Smog! Há já muito tempo que não tinha notícias tuas. Bem hajas!
GostarGostar
Eu quando me dá uma de construtivista, tenho um dia descansado.
GostarLiked by 1 person
Gosto da ideia de distribuir tarefas aos miúdos às 8h 30m, dar-lhes uns xi corações motivacionais, despachá-los para a vida às 9 horas depois de um bom grito de guerra, fechar a porta da sala às 9h e 31m, fechar as persianas e, na penumbra, recostar-me a refletir sobre os anéis de Saturno, e isso…
GostarGostar
Republicou isto em Primeiro Ciclo.
GostarGostar