Dia 69 – Vamos Falar Disto Mesmo A Sério? – 2

(…)

No presente, as teses construtivistas regressaram em força e tentam mostrar-se compatíveis com a era digital, quase como se a tivessem antecipado, mas a verdade é que tentam sem sucesso colocar roupas velhas a algo novo. Tentam explicar os fenómenos do século XXI, com teorias do século XX que, na origem, desconfiavam muito da desumanização tecnológica. E não conseguem resolver o paradoxo de quererem mudar a Educação, mas acabarem por usar os novos meios digitais como se fossem apenas algo equivalente ao aparecimento do stencil, do projector de slides ou da fotocopiadora, quando está em causa uma transformação muito maior.

(…)

diario

6 thoughts on “Dia 69 – Vamos Falar Disto Mesmo A Sério? – 2

  1. Bom artigo, parabéns!
    O construtivismo de que falas tem sido extremamente publicitado entre os nossos colegas mais ligados ao ‘Erasmos’. Apetece-me a maldade de dizer que o construtivismo lhes facilita a ausência constante das salas de aula… (Uma ‘maldade’, porque nem todos os colegas têm bem essa perspectiva).
    O construtivismo -intuo-o mais do que consigo prová-lo- atirado como método, ou como prátic, para as ciências sociais e humanas, transporta sempre consigo algum determinismo.

    «Tentam explicar os fenómenos do século XXI, com teorias do século XX que, na origem, desconfiavam muito da desumanização tecnológica. E não conseguem resolver o paradoxo de quererem mudar a Educação, mas acabarem por usar os novos meios digitais como se fossem apenas algo equivalente ao aparecimento do stencil, do projector de slides ou da fotocopiadora, quando está em causa uma transformação muito maior.»
    Esqueceste-te do episcópio, Paulo… o episcopiozinho!

    Gostar

      1. Gosto da ideia de distribuir tarefas aos miúdos às 8h 30m, dar-lhes uns xi corações motivacionais, despachá-los para a vida às 9 horas depois de um bom grito de guerra, fechar a porta da sala às 9h e 31m, fechar as persianas e, na penumbra, recostar-me a refletir sobre os anéis de Saturno, e isso…

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.