Dia 70 – Vamos Falar Disto Mesmo A Sério? – 3

(…)

Nos últimos meses, tendeu-se a apresentar como se fosse uma “revolução” o processo de substituição das aulas presenciais nas escolas por variantes que procuraram replicá-las da forma mais fiel possível, só que à distância. O maior exemplo disso é o das aulas da “Telescola”. No fundo é uma “aula” dirigida ao mesmo tempo a todos os alunos, com o problema de não ter interactividade com o seu “público”. O mesmo se passa com as sessões “síncronas” em que tantas escolas parecem ter colocado ênfase, obrigando alunos e professores a estar ao mesmo tempo a realizar uma determinada actividade. No fundo, tirando o meio pelo qual se concretiza a “aula”, pouco acontece de verdadeiramente novo e há mesmo importantes perdas em relação às aulas presenciais.

(…)

diario

4 thoughts on “Dia 70 – Vamos Falar Disto Mesmo A Sério? – 3

  1. Para quem foi apanhad@ pelo tsunami tecnológico de um dia para o outro, reconhecer/interiorizar/ assimilar/passar para esta fase, SAMR, requer tempo e mente desocupada, o que não se revela fácil na atual conjuntura.

    Gostar

  2. Com certeza, AC. Quantos professores não têm as condições ideais e quantos alunos, cujos pais, se vêm sem emprego de um momento para o outro, têm lá alguma tranquilidade para acompanhar os filhos pequenos! Há tanta situação, tão desigual, que só fala de alto quem é ignorante, cego e surdo.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.