Sobre Ensino e/ou Aprendizagem a Distância: O Presente e o Futuro, que é tema que vai sendo incontornável. Organização da Pró-Ordem com lotação esgotada. Como foi gravada e vai ser colocada online, não vou fazer grandes resumos, porque poderão ver o que se passou e o que foi dito. A minha mensagem, nestas coisas, procura ser simples e clara. E, muito em especial, olhando a realidade sem ser pelas lentes de certas ideologias que prometem muito, mas depois de espremidas dão pouco sumo e ainda menos polpa.
Pontos de maior insistência minha, assim na base da memória dos meus rabiscos apontados, que eu detesto levar fórmulas acabadas para estas coisas.
Quanto ao presente. Terminologias à parte, isto foi uma situação de emergência, que se desenrascou nos limites da possibilidade e do voluntarismo, com o erro comum de muita gente ter começado a prova demasiado depressa e estar a acabá-la de rastos. A pausa da Páscoa deveria ter sido melhor usada para pensar um 3º período diferente do que foi este e em vez de se insistir muito em aprendizagens e “avaliação a sério”, a prioridade deveria ter estado na preparação dos alunos para uma situação como esta. Mas havia gente com capacidade de pressão ou decisão que achou que a mensagem para a opinião pública deveria ser outra e, em vez de prepararmos o futuro, fingimos que o presente foi outra coisa.
Quanto ao futuro. Ninguém sabe como será, por mais “cenários” que digam que estão ser preparados. Há uma (quase) certeza: o que não foi feito, terá de o ser. Em Setembro e Outubro. Os alunos, em especial no Básico, precisam de ser ensinados sobre a melhor maneira de trabalharem numa eventual nova emergência. Seja em ensino presencial ou remoto. Não me interessa tanto a “recuperação de aprendizagens”, mas mais a capacitação dos alunos para usarem os meios digitais de um modo proveitoso em termos proveitosos para aprendizagens significativas. Por outro lado, a Escola está sempre a renovar-se e chateia-me solenemente aquele chavão requentado da necessidade de recriar isto e aquilo. Ando há décadas a ouvir mensagens sobre a necessidade de reformar a formação de professores, mas muito pouca prática. Já era tempo de deixarem de enunciar para praticar, sendo a melhor metodologia a do exemplo.
Por fim, avançamos quando confrontamos perspectivas diferentes e conseguimos dialogar e criar algo novo. Conversas fofinhas em circuito fechado, em que todos acenam a cabecinha quando lhes mandam, são para mim a negação de qualquer ambiente de aprendizagem de gente adulta. A evolução fez-se através da diversidade, não da conformidade.
Acho que alunos dedicados que frequentam o secundário deveriam ser compensados pelo seu esforço. A cena das aprendizagens formativas sem classificação não se coaduna com médias e exames.
Das duas uma, no E&D começam a classificar os alunos do secundário por projetos ou então acabem com exames e números clausus.
Relativamente à formação de professores, o discurso do pessoal do ensino superior é engraçado. Primeiro não sabe que ja nao se formam praticamente professores, tá tudo velho. Depois os exemplos que dão em termos de didáctica e pedagogia sao tristes, basta ver a apresentação que a vice reitora madeirense fez no webinar e por fim nao apresentam nada de novo.
GostarGostar
Mas colega, neste webinar não participou apenas apenas a Vice-Reitora da Universidade da Madeira, Prof. Elsa Fernandes, mas também um colega da Secundária de Rio Maior e o Paulo Guinote. Três perspetivas distintas, de três docentes que estão no terreno e com reflexão produzida que tornaram este tele-seminário deveras enriquecedor.
GostarGostar
Quem falou na “formação de professores”?
Quem é que é do ensino superior e forma professores?
GostarGostar
Coitado do Paulo …
Cheira – me a ” seca ” …
GostarGostar
Esqueci-me de um dos pontos que também sublinhei: a necessidade de se pensarem soluções/modelos diferentes conforme as idades e ciclos de escolaridade.
Magalhães… nem por isso. Embora eu tenha de confessar que me cansou ouvir certas coisas “mais amplas” pela enésima vez.
GostarGostar
Podes-me mandar o link do webinar referido no post ?Gostaria de ver.
Obrigado
GostarGostar
Ainda não mo enviaram…
GostarGostar