Webinar 3

Antes de mais, assinalar a simpatia dos anfitriões. Um elogio merecido e não é por causa do convite para passar por Mirandela.

Quanto ao resto, foram duas horas e meia de que se poderá extrair menos sumo do que parece, pois boa parte do que foi dito não é especial novidade, a começar por mim, que fiz o papel habitual de ir sem guião definido e responder ao que me ia sendo questionado, procurando colorir a coisa e dar umas notas de humor para amenizar a seriedade que por vezes estas coisas têm.

Quanto ao resto.

  1. Já se percebeu que a narrativa do ME por estes dias, espalhada em dezenas de webinars pelo país, segue um guião muito simples.
    • a) Ninguém estava à espera disto.
    • b) Fez-me muito depressa o que podia ser feito e agora é fácil criticar o que não foi muito bem feito. Os críticos deveriam ter colaborado na solução com propostas.
    • c) Ninguém sabe o que aí vem, mas já se preparam diversos cenários.
    • d) Em breve existirão novidades.
  2. O presidente da Confap considera que o movimento associativo parental é a salvação (ou quase) para todos os dilemas dos pais e encarregados de educação, em especial se for enquadrado pela sua organização. Fez um elogio rasgado aos professores no final, o que não me deixou espantado, porque estou habituado a quase tudo.
  3. A investigação em saúde mental e burnout parental (com números) concluiu que há uma minoria de mães/pais que lidou bem com isto e que acha que até estreitou laços com os filhos, uma maioria relativa que acha que as coisas ficaram mais ou menos como eram e uma minoria significativa (34% de mulheres e 20% de homens) que sente que falhou, lidou mal com as coisas ou, oura e simplesmente, considerou este período “um inferno”. A sensação de falhanço é maior entre quem exige mais de si mesmos (o que é algo conhecido) e acha que não conseguiu corresponder às exigências.

Houve mais coisas, mas depois é capaz de haver gravação de tudo (há o directo do facebook para quem tiver a dita rede social), incluindo dos meus abanões ao computador por causa da gata ou porque estava em multitasking a responder a alunos e encarregados de educação sobre matrículas, manuais e etc.

Debate

4 thoughts on “Webinar 3

  1. Esta frase “Os críticos deveriam ter colaborado na solução com propostas.” É gira. Aliás ouve-se muito vinda das direções das várias escolas e agrupamentos.

    Só quando alguém dá uma sugestão lúcida mas contra os tramites governamentais tudo é ignorado.

    Seriedade precisa-se…

    Gostar

  2. Por falar em debates Paulo… Já viu o do ”Observador” moderado pela Laurinda Alves ? Há lá um senhor, que por acaso até vende projectos numa plataforma, que promete pedagogia activa através da informática … Também quer formar os professores, esses idiotas ignorantes, em pedagogias activas… É todo um mundo de oportunidades que se desenlaça com o COVID… Vale mesmo, mas mesmo a pena, ver o debate… quanto mais pela ignorância trajada de negócio!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.