Avaliar Não É Classificar (E Outras Coisas Parecidas)

Não será, mas não sei se é melhor para o aluno. De acordo com o significado mais comum (pode googlar-se, mas também se pode ir ao volume que ocupa espaço na estante), avaliar é “estabelecer a valia, o valor ou o preço de” (Aurélio), é “Determinar o valor de” (Priberam) ou definições equivalentes. “Classificar” é colocar numa determinada classe ou grupo. 

No meu escasso entendimento, a segunda pode decorrer da primeira, mas não a precede. Eu sempre avaliei, dando o valor a algo que foi feito, a um desempenho, mesmo quando isso vem com o nome de “classificação”. E confesso que certas distinções semânticas me deixam indiferente, quando o que interessa é o processo que leva a uma determinada avaliação e o que se faz a partir daí.

Se não deve usar-se uma escala numérica? Se deve fazer-se uma abordagem meramente qualitativa? Se devemos ver o aluno “como um todo”? Todas essas e muitas mais são formulações que pouco dizem sobre o porquê e para quê. E a verdade é que a “avaliação” ou “classificação” existem porque acabam por cumprir funções necessárias ao sistema educativo e não só. Basta reparar como tanta gente que gosta de entrar pela exegese destas coisas se rendeu à lógica da “avaliação a sério” e da realização dos exames, nem que seja em pavilhões no actual contexto.

Quando tiveram uma oportunidade para pressionar a mudança das práticas, ficaram-se pela cosmética das “metodologias” e das “ferramentas”, mas o essencial do modelo manteve-se intocado, mais semana, menos semana.

Ciclista Ape dhuez

7 thoughts on “Avaliar Não É Classificar (E Outras Coisas Parecidas)

  1. Ora aí está.
    Quando essa gente fala deveria existir contraditório.
    Não há…é pena.

    Existindo médias do secundário , exames com notas de 0 a 20 e entradas para a universidade através de números clausus… Tudo o resto é palha.

    Gostar

  2. Como sempre , disseste o que precisava de ser dito…A escola reflete a sociedade e quer queiramos quer não a classificação e seriação das pessoas no contexto profissional é uma realidade, por isso …de qualquer forma, a descrição qualitativa corresponde a uma banda numerica e é possivel também perceber um juizo de valor , qual a diferença em sabermos um número numa escala ou um juízo de valor ? Apenas a informação que o juízo de valor contém mas o número pode corresponder a um juízo de valor.

    Gostar

  3. O que se passa na minha escola é, no mínimo, hilariante! Toda a gente, no início do 3º período a dizer que sim e assado que agora era só avaliação formativa/qualitativa porque coitados dos miúdos e tal… Agora, na hora H, no fim do período, mandaram a avaliação formativa/qualitativa às urtigas e é um tal converter tudo em números até às centésimas em grelhas e mais grelhas… Ensandeceram de vez!

    Liked by 1 person

  4. Puro ilusionismo semântico. Percebe-se a sugestão, mais tributária da pragmática do que da semântica e da etimologia, de que classificar é situar (encerrae) num ponto de uma série numérica e que avaliar é situar (sem fixar) num campo qualitativo. Todavia, é ou não verdade que o que encontramos as pautas são valores de escalas numéricas, sendo que no básico ela é, para todos os efeitos, equivalente a menções qualitativas? O que denunciei como ilusionismo semântico só se compreende atendendo à motivação real de quem o pratica: promover artificialmente o sucesso universal, independentemente de qualquer critério objectivo. Avaliação/classificação, valorização do processo/valorização do produto, facilitar a aprendizagem/ensinar — eis uma amostra de falsas dicotomicas, que assentam em pura ideologia. (Peço desculpa por escrever de modo mais elevado do que aquele que me caracteriza habitualmente na blogosfera.)

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.