Resumo Da Audição Na Comissão De Educação, Ciência E Mais Coisas

Como sou um tipo pontual, entrei na sessão um pouco antes da hora marcada, o que permitiu que ainda assistisse a algum fogo de artifício entre os peticionários anteriores e o deputado Silva, Porfírio de sua graça, com trocas de acusações de falta de inteligência e mentiras, coisa que não me espantou, nem sei porquê. Percebo o incómodo do jovem e bem educado deputado Tiago Estevão Martins, mas a culpa daquelas coisas não é só de quem vai ao Parlamento e perde um bocado as estribeiras (basta ver como o seu colega de grupo parlamentar ignorou sistematicamente os avisos de tempo esgotado, como se aquilo fosse tudo dele) e o facto de se ser “eleito” merece respeito, mas também traz obrigações e deveres para quem os elege.

Mas passemos adiante.

As colegas Catarina Leal e Maria Sanches Ribeiro estiveram muito bem, claras e objectivas na sua apresentação inicial, sem retóricas políticas ou diversões, respeitando o tempo destinado e dando um exemplo de civismo e cidadania activa. Eu e o João Paulo Maia assistimos por Skype, sem dar um pio.

Seguiram-se três intervenções dos três únicos grupos parlamentares que se deram ao trabalho de esperar pela última petição do dia, qual delas a mais fraquinha.

A do PS, a cargo da deputada Maria da Graça Reis (o epistemólogo da traulitada já tinha saído)  parecia a leitura do último guião enviado aos militantes sobre a realização de exames, contendo duas imprecisões grosseiras (ou seja, a traço grosso) ou, no mínimo, duas contradições evidentes. A primeira delas foi dizer que tinham sido suspensas as provas sem influência na progressão dos alunos, o que é de um desconhecimento atroz sobre as provas finais do 9º ano por parte de quem tem no currículo se afirma docente “docente”. A outra foi dar a entender que não se mudam as regras a meio do percurso dos alunos, o que contrariou exactamente o que tinha sido dito antes pelo mesmo PS na audição relativa à questão da não admissão de exames para melhoria de nota, quando afirmou que tinha sido necessário mudar as regras, atendendo à alteração das circunstâncias.

Pelo PSD, a também professora Cláudia André fez uma intervenção que me pareceu um sim, não e talvez tudo ao mesmo tempo, o que não destoa as posições do seu partido em matéria de Educação. Tem uma posição, até ter dúvidas e passar a outra ou vice-versa. Pelo Bloco, o jovem Luís Monteiro percebe-se que anda a fazer o tirocínio e que está lá para ocupar o lugar e pouco mais. Boa vontade, mas apenas isso.

A deputada Ana Mesquita do PCP saiu para ir a outra Comissão, certamente com tema mais interessante e do CDS, PAN ou PEV nem rasto.

E estas observações não procuram desrespeitar seja quem for, mas eu já não tenho idade para aturar fretes, amadorismos ou malta que vai picar o ponto e põe-se a andar. E os “eleitos” recebem o seu estatuto de membros de um órgão de soberania, como se ensina em HGP no 6º ano, por delegação dos eleitores. E esta coisa de aceitarem que existam petições, mas depois tratarem-nas (como é bem conhecido) como se fossem formalidade a ultrapassar no menor espaço de tempo e incómodo possível, fica mal. Mas é o que se arranja.

A audição terminou com uma intervenção das colegas peticionárias, que demonstraram com mais detalhes como poderia ter-se evitado a situação actual (alunos em quarentena que não farão exames na 1ª fase, alunos a fazer em salas e uns em espaços inadequados, grande desconhecimento de informações relevantes sobre as provas até há poucos dias) e como o que está em causa é a defesa do interesse de todos os alunos, confluindo nisso quem é, em geral, contra e a favor da realização de exames.

Manga

2 thoughts on “Resumo Da Audição Na Comissão De Educação, Ciência E Mais Coisas

  1. A minha solidariedade , Paulo.
    Vou ser franco …
    Estás muitos furos acima desta gentinha toda junta.
    Cada vez admiro mais esta tua ” santa” paciência .
    E essa tua permanente disponibilidade para os ires aturando.
    Paulo , manda – os gamar !!!
    Manda – os gamar a todos !!!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.