Aquilo Que O Ricardo Costa Parece Incapaz de Entender (Mas Não É Só Ele)

A seguir ao ministro Tiago, veio dizer que Portugal fez mal em não abrir as escolas todas mais cedo, pois – diz ele – “temos agora o exemplo vivo” [sic… duplamente] de que não se deram casos de transmissão dentro das escolas. E começou a dizer que praticamente todos os países europeus tinham aberto as escolas, o que é rematadamente falso.

Ora bem… para além disso em primeiro lugar, não sei se é bem assim, essa do “exe,plo vivo” (faz-me lembrar a retórica do “dever cívico”). A propaganda vale o que vale. É como com os lares de idosos… se somarmos tudo o que se sabe aqui e e ali, excede largamente os números oficiais, mas parece que não. Enfim.

Em segundo lugar e mais importante… o problema em si não é a transmissão “dentro das escolas”, mas tudo o que envolve o regresso às aulas e pode ser levado para casa. Se o pessoal urbanito da geração do Ricardo Costa (se repararem, os grandes críticos da não abertura das aulas andam quase todos pela mesma idade e é gente com “responsabilidades” e pouco tempo para “perder” com petizada sem aulas ) não entende isso, nada a fazer. É como com a manutenção de centenas de novos casos positivos em Portugal, dando a entender-se que é problema apenas de uns bairros. Quem defendeu o desconfinamento e logo se via, nem fala disso ou fala como se fosse tudo natural e nada de mais.

O Boris Johnson era mais ou menos assim até ter levado com a coisa na sua própria testa.

cansaco-mental

3 thoughts on “Aquilo Que O Ricardo Costa Parece Incapaz de Entender (Mas Não É Só Ele)

  1. Tanto este Costa como o outro, o PM, não percebem patavina de Sistemas Complexos. E mesmo no Governo, com uma excepção(e boa), mais ninguém.
    Há uma semana atrás, numa rede social cheia de assalariados políticos, expliquei a uma militante do PS, do isczé, o que era uma retroacção positiva e como o contágio nas escolas origina efeitos de segunda ordem. Um dos quais uma retroacção positiva no fecho de escolas em condições de reabertura descontrolada. “Nunca tinha pensado nisso”. Espero que ela use a sua militância para explicar a algum dos energúmenos dentro da cúpula.
    Além do mais, ando farto de mentirosos que continuam com a conversa de que crianças não se contagiam muito nem contagiam adultos. Para além da falácia pseudocientífica de incluir crianças do 1º Ciclo com marmanjões do Secundário (em termos biológicos é mau demais), cada vez surgem mais casos por esse mundo fora de contrágio intraescolar. Israel e Iowa são exemplos mas há mais. E estão a ser “abafados” pelo spin dos Governos desses locais.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.