Eu Proponho A Criação (Formal) Dos Professores Monitores

Porque existirem, já existem. Ao menos que possam trazer um crachá ao peito.

Requisitos:

Para além de (fazer) seguir os 10 mandamentos dos candidatos ao prémio “Costitas d’Oiro”, devem ainda (e sei que repito algumas coisas já aqui escritas, mas é apenas para “formalizar”), cumulativamente, comprovar:

  • Ter um amor imenso ao sucesso de todos os alunos e mais alguns, tirando este ou aquele caso em que a relação pessoal correu menos bem, mas não contem a ninguém.
  • Ter frequentado um par de acções de formação em supervisão pedagógica e/ou implementação dos decretos 54 e 55 e/ou monitorização das aprendizagens e/ou flexibilização pedagógica em tempos de pandemia e/ou uma qualquer webinar com o SE Costa e/ou a doutora Ariana Cosme, e/ou o dr. David Rodrigues e/ou o professor Domingos Fernandes e/ou o professor Matias Alves.
  • Ter uma relação de confiança e fidelidade pessoal a toda a prova com @ directora@ do agrupamento.
  • Ter um conhecimento profundo de toda a parte da legislação em vigor que obrigue qualquer professor@ a demonstrar que não é sua a responsabilidade por qualquer alun@ não ter desenvolvido a mais pequena aprendizagem prevista no documento das “essenciais”.
  • Ter no escritório uma moldura com as 10 dimensões do “Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória”.
  • Ter comprado um dos livros sobre Autonomia e Flexibilidade Curricular, de preferência o da drª Ariana, mas também pode ser o da drª Cohen.
  • Ter explorado as mais desconhecidas reentrâncias do excel, microsoft teams, zoom, whatsapp, skype e outras ferramentas passíveis de ser usadas para recolha e tratamento de dados e controlo dos movimentos de qualquer colega que espere ter um pouco de vida familiar ou privada sem ser importunad@ com mensagens a qualquer hora.
  • Ter conhecimento da existência da secretária de Estado Susana Amador.
  • Ter uma máscara de protecção com a efígie do actual PM.

Conteúdo funcional:

  • Monitorizar o trabalho dos colegas com abnegação, arreganho, pertinácia e resiliência, nomeadamente quanto a tudo que tenham feito, pensado fazer, não feito ou sonhado que poderiam fazer ou não.
  • Criar grelhas para recolha e tratamento de toda a informação tida como pertinente para a monitorização acima referida, em especial com livros de excel, repletos de páginas e hiperligações, com sinetas de alarme e destaques coloridos, sempre que a parametrização definida não for atingida.
  • Convocar tod@s @s colegas para reuniões remotas ou presenciais, a qualquer hora e com qualquer antecedência, sempre que algum dos seus actos seja desconforme à letra, espírito e alma do “Perfil”, das “Aprendizagens Essenciais”, do “54”, do “55”, de qualquer orientação da DGE, DGEstE ou gabinete do ministro, secretário, director@ geral, subdirector@ geral ou mero conhecido do ministro ou secretários de Estado (incluindo a SE Amador).
  • Ler, com lupa digital, todo o documento emanado de qualquer reunião de grupo disciplinar, conselho de turma ou colectividade de que algum@ docente seja associado, em busca de qualquer inconseguimento ao nível da fundamentação com a terminologia rigorosa e a ortografia acordada e unificada, para que isso seja objecto de registo, comunicação à hierarquia e eventual repreensão ou ordem de repetição do documento ou mesmo do acto que deu origem ao referido documento.
  • Ter capacidades amplas de culpabilização de terceiros por qualquer coisa que corra mal e de desresponsabilização por quem quer que seja que, na hierarquia superior, tenha dado a indicação para que tal fosse feito ou não e ainda vice-versa.
  • Elogiar toda e qualquer intervenção pública das chefias políticas e administrativas, do topo da hierarquia do poder executivo às chefias escolares locais, seja quando dizem para se fazer uma coisa, seja quando é para a coisa inversa.

Compensação:

  • Acesso exclusivo a escalões de uma futura carreira docente que fará o ECD de 2007 e a criação dos titulares parecerem a coisa mais doce que alguma vez foi vista.
  • Direito a usar um crachá/pin, de forma circular, com 10 cm de diâmetro, com fundo rosa e letras a vermelho com a designação “Professor-monitor” ou “Simply the best” (em português corrente, “simplesmente uma besta”).

(em desenvolvimento, de acordo com instruções a receber em nota prometida pelos serviços competentes da tutela…)

cadeia-e-teia-alimentar

 

15 thoughts on “Eu Proponho A Criação (Formal) Dos Professores Monitores

    1. Era exatamente o que se passava com o curso de instrutores de Educação Física.
      Em paralelo existia o curso de Professores a ser ministrado no INEF / ISEF.
      Só para alguns …
      Após o 25 Abril o curso de instrutor foi extinto.
      Qualidade ? Queriam lá saber …queriam é gastar o menos possível.
      Será que pensam em algo parecido para todas as áreas ?
      Já não digo nada.

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  1. Melhor é impossível…ainda dá para tirar ideias(se me é permitido) caso precise de argumentar algumas “cenas obscuras” que se passam à minha volta😀👍

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  2. Estava a ler isto e a aparecerem-me umas carinhas na mente.
    Quando li a tradução para português da última frase só não caí ao chão de tanto riso porque a cadeira, felizmente, é segura.
    Não fosse isto uma coisa bem séria e o riso ter-se-ia prolongado ainda mais.

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  3. Nada tem de ironia, mas sim de lucidez.
    É no meio desta lama que estamos atolados, imóveis, mudos, com medo de se perder uma vida que não se tem. Depois ainda há a consciência que eleva isto ao insuportável.

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