Pessoalmente sou um grande crítico das aulas de 100 minutos sem qualquer intervalo. Percebo a contingência, mas… ali fechados, em especial no 2º ciclo, mas também no 3º… é muito tempo e pouca uva.
É uma “base de trabalho”… as coisas não são fáceis, mas… curiosamente, prefiro um modelo mais “flexível”.
Base de trabalho para Implementar Um Plano de Contingência Para 2020/2021
Se é para ter os alunos dois tempos letivos seguidos sem intervalo, é preferível que os tempos sejam de 45 minutos. Previne alguma indisciplina por saturação e até permite ponderar os seis tempos por turno, o que facilita de algum modo o desfasamento das turmas. Em qualquer caso, 5 minutos de intervalo são sempre de considerar.
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100 minutos sem intervalo? Há quanto tempo o autor não dá aulas?
E o que se faz naqueles agrupamentos que vão do 1.° ao 12.°, com professores que dão apoios ao 1.° e lecionam aos outros ciclos? Tenho colegas que passam por 3 ciclos diferentes e uma por 4.
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Totalmente CONTRA as aulas de 100 minutos. Sob várias perspectivas mas sobretudo porque não se encareceram crianças desta forma. Onde andam os Sr. Dr. Psicólogos que tantos assuntos comentam?
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