Portal Das Matrículas Atacado?

É o que o ME diz e estava a passar em rodapé na SICN e também vai chegando aos jornais online. Não faço ideia se é verdade ou não, mas é indesmentível que o Portal não estava concebido para os acessos que teve (e eram previsíveis, com tantos apelos a que tudo fosse feito por esse meio), sendo problemático todo o cruzamento de dados que implicou as matrículas, assim como toda a informação que ficou disponível. O mesmo já se passava com as plataformas mais usadas pelas escolas para gestão do seu quotidiano, de horários a refeições, de sumários e faltas à avaliação. É apenas usar uma ferramenta para testar a cibersegurança e ficar aterrado.

De acordo com o que passava na SICN, existiram “ataques” (plural) de “extrema complexidade”.

Pelo que, a partir de agora, já só exigem matrícula para as transferências e inícios de ciclo. Mesmo isso, quando se passa no mesmo agrupamento, não se compreende. Mas quem tem as cabecinhas pensadoras e o poder de mando são el@s.

Que isto tudo é deprimente, para quem andou dias e dias, como professor e encarregado de educação, a ter de encaminhar os encarregados de educação para o Portal ou a ter de usá-lo, é evidente. Parece um país de brincadeira, gerido pelos mais espertalhões das associações de estudantes jotistas de certas faculdades.

Só por curiosidade, dia 22 de junho, em mail com outros assuntos, prevendo que isto ia dar confusão e nem sequer era necessário, inquiria alguém da seguinte forma:

Mas, já agora… porque razão não se completam as coisas em Setembro, em vez de estarmos a matar a cabeça agora?
A menos que peçam transferência, ficam automaticamente matriculados, certo?

Confesso que não me sinto muito feliz por, há mais de duas semanas achar que temos uma tendência imensa para complicar o que deveria ser simples, usando as novas tecnologias da pior forma possível.

Já agora, o E360 também parece que anda meio kaput.

WCAt

 

13 thoughts on “Portal Das Matrículas Atacado?

  1. Concordo absolutamente com todas as considerações, Paulo! Este “portal” é mais do género “muro” em que se vai batendo para testar a paciência… Quantas horas foram gastas pelos pais a assistirem ao empanturrar da tecnologia usada? As matrículas via papel eram mais eficazes do que este meio que mais sabe a pelintrice do que a utilidade…

    Gostar

  2. 1° os servidores e os serviços inerentes contratados não foram suficientes. Deveriam ter pago um plano mais robusto de hospedagem e acessos.

    2° A segurança nas redes paga-se e distingue serviços. Se a segurança nas redes fosse fácil, as escolas teriam os seus próprios servidores.

    3° se não é preciso voltar a matricular as renovações de matrícula, pq não o disseram antes?

    Conclusão: somos governados por merdas que ganham 17.500€ por mês e que toda a vida foram chicos-espertos.

    Gostar

  3. Final de ano para os pais dos alunos:

    1. Inscrição nos exames
    2. Nova inscrição nos exames
    3. Matrículas (todas) via portal
    4. Entrega de manuais
    5. Não entrega de manuais
    6. Matrículas via papel.

    Liked by 1 person

  4. É um Ministério que tem estratégia, pensa, planifica e valida possíveis constrangimentos em todo o tipo de ações que toma.
    Estmos bem entregues.
    Os Diretores (comandados pelo Filinto) parecem aves tontas a dizerem o que não devem e ao mostrarem não ter pensamento proprio.
    Alem do ministro e amigos estes diretores (95%) até dão pena…

    Gostar

  5. As escolas vão agora ter de processar manualmente milhões de matrículas. Já estão a chamar os professores para o fazer. Mais uma coisa para estas duas semanas intratáveis. A somar temos a reversão da entrega dos manuais. Ou seja, o Ministério neste momento já é parte do problema e agrava uma situação onde as escolas estão a tentar pensar o início do próximo ano, reinventando-se e repensando tudo, sem investimentos para garantir afastamento social. Ninguém merece este Ministério…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.