Previsões Para A Crise

A União Europeia prevê uma crise na economia portuguesa com valores a rondar os 10%, enquanto antes se falava em menos de 7%. Principal causa? A queda do turismo. E voltamos ao velho problema nacional de pequenos surtos de aparente prosperidade com causas exógenas. Um modelo de “desenvolvimento” que depende fortemente dos humores de fenómenos sazonais ou de procura externa é sempre algo frágil. A aposta no mercado externo funciona quando se tem uma boa base no consumo interno. Já lia isso nos idos dos anos 80, quando os livrinhos (aqueles dois volumes, um amarelo e o outro verde de formato pequeno do Indústria e Império, publicados pela Presença) do Eric Hobsbawm explicavam isso mesmo sobre o arranque industrial. Pode parecer ultrapassado, mas não. Apenas mudou as roupagens. E os “impérios”. E os economistas de algibeira, mesmo se agora cacarejam muito bem em inglês.

galinhas

3 thoughts on “Previsões Para A Crise

  1. O Turismo é a actividade exportadora mais democrática que conheço e já nos tirou de muitas encrencas. O problema deste país não é o Turismo. O problema é a ausência de todas as outras actividades económicas…

    Entretanto, o rapaz de Lisboa, resolveu descobrir que a cidade não tem feito nada por manter os seus habitantes ‘nas suas muralhas’. Um culpado para esta situaçãp? Fácil! O turismo, claro!
    Quem é que se vai lembrar das circunstancias calamitosas em que as pessoas viviam nalguns bairros de Lisboa há uns 10 anos (ou nem tanto) atrás?

    Gostar

  2. Desconfio que a geração mais deplumada não será suficiente para nos tirar deste buraco. O que vale é termos o Trump e o Bolsonaro para nos entreter.
    Preparemos os bolsos para as mãos aveludadas que nunca acariciaram o cabo da enxada. Devemos fingir alheamento depois de termos cortado o fundo aos ditos.
    Entretanto os noticiários continuarão a debitar uma torrente de desculpas nos intervalos das pandemias. Se não forem as marmotas serão os piratas a arcar com as responsabilidades. Quem conta um conto ganha um milhão de euros.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.