Respostas Às Questões Colocadas No “Bate Papo” Da Reunião Com Diretores De Escolas Da Região De Lisboa E Vale Do Tejo – 1

A malta de Lisboa fala muito. É giro encontrar alguns nomes e as respectivas perguntas. Algumas delas muito pertinentes e a merecerem um esforço mínimo de resposta, quase sempre a remeter para o serviço ou técnico competente sobre a matéria. No final desta parte há ali uns excertos interessantes sobre aquilo dos “mentores”. E há coisas que espero sejam guardadas para mais tarde “recordar”. E, claro, há quem pergunte e quem prefira ver perguntar.

Amanhã publico o resto.

De (…): 03:12 PM
Questões. 1- Quando termina este ano letivo?;

R: Terminou a 26 de junho. O ano escolar a 31 de agosto, podendo os professores mobilizados para a segunda fase dos exames assegurar esse serviço

De (…): 03:12 PM
Aos professores que solicitaram a aposentação, já em julho, é-lhes distribuída componente letiva para o ano 2020/2021?

R: Esta pergunta terá que ser colocada ao serviço com competências na matéria.

De (…): 03:13 PM
Poderemos sentar dois alunos lado a lado nas mesas duplas?

R: Sim.

De (…): 03:14 PM
Os docentes que apresentaram no início de maio as declarações de que pertencem a grupo de risco, e que permitiram aos mesmos não fazerem vigilâncias aos exames nacionais, precisam de entregar novas declarações, ou estas continuam válidas para o próximo ano letivo?

R: O impedimento de trabalho presencial obriga a baixa médica.

De (…): 03:20 PM
As escolas que foram intervencionadas pela Parque Escolar têm área coberta muito superiores à anteriormente existente, nomeadamente nas zonas de circulação. O Rácio de AO para fazer face ao trabalho real no edifício é desajustado, o que leva a que haja incapacidade de realizar, com segurança e com equidade a atribuição de serviço a cada AO.

R: A fórmula que determina o rácio de AO tem em conta o volume das escolas.

De (…) : 03:20 PM
Poderão os agrupamentos definir a forma e tempo de recuperação das aprendizagens e não obrigatoriamente nas primeiras 5 semanas?

R; Sim, sendo que nessas 5 semanas se deve privilegiar o trabalho de recuperação, sem prejuízo da especificidades de algumas disciplinas, por exemplo as que não são de continuidade.

De (…): 03:22 PM

Para quando a entrega dos equipamentos informáticos aos alunos?

R: Estimamos que para alunos com ASE e para professores ao longo do 1.o período. E para todos os outros após a conclusão da 1.a fase.

(…) [não surge hora]
Ao longo do tempo fomos reportando, através do questionário “Estamos On” a existência de alguns alunos que estavam “off”, por não terem equipamentos e acessos a internet. Nunca recebemos feedback desse reporte de informação. Está prevista, para o próximo ano letivo alguma entrega de equipamento/acessos a esses alunos?

R: Sim. Esses dados foram cruciais para definir as prioridades na atribuição dos equipamentos.

De (…): 03:23 PM

As planificações podem prever a recuperação de eventuais conteúdos ao longo do ano e não apenas nas primeiras 5 semanas?

R: Sim.

De (…): 03:24 PM
A nossa escola vai este ano, pela primeira vez optar por segmentos de 50 minutos. Parece haver alguma diferença entre a matriz curricular dos cursos científico-humanísticos no Decreto-Lei no 55 e a portaria no226-A/2018 em termos das cargas horárias semanais. Solicitamos apoio para esclarecer até que ponto pode ser flexibilizada a carga horária por disciplina.

R: A flexibilidade prevista permite que haja ajustes até 25% da carga horária, conforme disposto no artigo 7.o da referida portaria.

De (…): 03:25 PM
Quanto às tutorias / mentorias: as horas dadas aos docentes sairão do crédito da escola e quantas poderão ser atribuídas(não apoio tutorial específico)?;

R: O apoio tutorial específico (4h/semana com cada grupo de 10 alunos) é componente letiva que não sai do crédito. O ATE é organizado nos moldes previstos no artigo 12.o do Despacho Normativo n.o 10-B/2018 (OAL), cada professor tutor terá a seu cargo 10 alunos, sendo-lhe atribuídas 4 horas letivas semanais por cada grupo.

De (…): 03:30 PM
Como compatibilizar o serviço de refeições no 1.o ciclo com refeitórios de escolas com 180 alunos, que apenas podem acolher grupos de 14 crianças por turno ?

R: A situação terá que ser avaliada com a intervenção da DGESTE.

De (…): 03:38 PM
boa tarde
credito para cidadania? credito coordenação PNA?

R: Mantêm-se ambos.

De (…): 03:39 PM

Há possibilidade de alugar espaços para atividades letivas?

R: Estas regras não são alteradas

De (…): 03:41 PM
como podemos candidatar nos a mediadores para populações ESPECIFICAS?

R: Será necessário perceber melhor esta questão.

De (…): 03:41 PM

A continuidade de educadores sociais no âmbito do contrato de autonomia é para manter?

R: Esta questão deverá ser analisada com a DGESTE.

De (…): 03:41 PM
Mantem-se o crédito do ano anterior com o acréscimo previsto nestas medidas?

R: Esta questão deverá ser analisada com a DGESTE.

De (…): 03:42 PM
Para quando a devolução dos saldos da gerência de 2019?

R: Aguardamos autorização do Ministro das Finanças.

De (…): 03:42 PM
Pode-se considerar que a gestão de 25% pode contemplar um esquema misto
presencial/remoto para situações de escolas que só assim conseguem aligeirar a presença simultânea de todos os alunos? Parece ser a solução para a gestão da carga letiva permitindo aligeirar a presença de tantos alunos de 2.oe/ou 3.o ciclo. 
[questão colocada por agrupamento de zona ainda em estado de calamidade]

R: A gestão dos 25% não tem esse objetivo, ma sim autonomia na gestão da matriz
curricular.

De (…): 03:43 PM
à semelhança do que aconteceu com a mobilidade por doença, será possível renovar as
colocações dos técnicos especializados em regime de contrato?

R:Esta questão irá ser colocada junto do serviço responsável

De (…): 03:45 PM
Sobre Assistentes Técnicos, acabei de ser informada por um do meu Agrupamento de que será requisitado para a DGEstE por terem gostado do seu currículo. Eu também gostei e por isso o contratei. Será que as escolas não têm direito a ter pessoal qualificado? A concretizar-se, quem me fará a contabilidade?

R:Esta questão irá ser colocada junto do serviço responsável

De (…): 03:45 PM
Como está prevista a valoração das classificações dos alunos mentores?

R: Pode ser incluído como fator de majoração nos critérios de avaliação das escolas.

De (…): 03:47 PM
Irá haver intervenção, durante o período de verão, de reforço de rede de internet e de equipamentos informáticos, não só computadores, mas por exemplo câmeras?

R: Todas essas dimensões estão previstas no plano de transição digital na educação.

De (…): 03:47 PM
Gostaria de saber como proceder para solicitar a prorrogação do contrato do pessoal não docente com contrato a termo certo para os funcionários que são indispensáveis para garantir a abertura do novo ano letivo.

R:Esta questão irá ser colocada junto do serviço responsável

De (…): 03:47 PM
O programa de “Mentores” obriga à mistura de grupos de alunos e à permanência de mais tempo na escola… Estamos a suspender diversos programas e projetos de mistura de turmas e alunos… os Padrinhos, a Malta da Biblioteca, os voluntários da Sala de Estudo.., Esse projeto de mentoria não permite garantir a separação de grupos nem a distancia social

R: Não necessariamente. O mentorado é uma relação entre pares e que pode funcionar também remotamente.

(continua)

ardina

Uma opinião sobre “Respostas Às Questões Colocadas No “Bate Papo” Da Reunião Com Diretores De Escolas Da Região De Lisboa E Vale Do Tejo – 1

  1. Realço o seguinte: a pandemia continua, mas os grupos de risco deixaram de existir… Ora deixa ver se entendo: se os grupos de risco continuassem a existir, ess@s docentes continuariam ao serviço, embora sem contacto presencial. Se forem obrigad@s a apresentar baixa médica, para além das implicações monetárias e no tempo de serviço, o ME vai contratar substitut@s, ou seja, vai ter 2 despesas em vez de 1 com o mesmo horário. 🤔🤔
    Claro que não desvalorizo as implicações positivas para quem é contratad@, mas parece-me que há aqui algo que não bate certo com as despesas públicas.

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