Respostas Às Questões Colocadas No “Bate Papo” Da Reunião Com Diretores De Escolas Da Região De Lisboa E Vale Do Tejo – 2

Continua aqui a sequência de perguntas/respostas, entremeada pela intervenção de um@ director@ mais puxa-saco, que se nota andar mesmo a fazer pela vidinha, o que se compreende, claro. Percebe-se ainda que a “proximidade” que foi criada passa um pouco por aqui, por fazer sentir a cada director@ que tem a atenção e o contacto directo com o decisor e que a sua voz é ouvida. A estratégia é inteligente, mas é óbvio que funciona mais com aspirantes a burocratas de carreira.

De (…): 03:47 PM
Continua a manter-se a obrigatoriedade de as escolas do 1º ciclo se manterem abertas para todos os alunos até às 17:30h?

R: Sim.

De (…): 03:50 PM
Enviei um instrumento interativo, ao Dr. João costa “Filosofia para Todos”, que poderá ser partilhado por todos as escolas secundárias, no âmbito da disciplina e para alunos com dificuldades e, em suma, para todos, com as aprendizagens essenciais e o perfil do aluno à saída da Escolaridade…

R: É um excelente recurso! Vamos divulgar. Obrigado, Prof. (…).

De (…): 03:53 PM
É possível solicitar às empresas contratadas pelo ME a confeção em takeaway de forma a diminuir o número de alunos nos refeitórios?Uma vez que estão neste momento em concursos para selecionar as empresas para fornecimento de refeições, seria importante considerar esta possibilidade no caderno de encargos a negociar.

R: Esta questão terá que ser vista junto da DGESTE

De (…): 03:54 PM

No 1.º ciclo podemos ter horários distintos na mesma escola/agrupamento? Nessa situação como se organizam as AEC?

R: Há flexibilidade na gestão do horário, sendo necessário assegurar as AEC.

De (…): 03:55 PM

Gostaríamos de ter sido consultados na matéria relativa às escolas de dança, pois somos a única do ensino integrado oficial no país. (…)

R: Gostaria muito que se juntassem à reunião que teremos com a plataforma para o ensino da dança.

De (…) : 03:57 PM
Estão previstas medidas especiais/específicas para apoio e acompanhamento dos alunos estrangeiros sem domínio do português, que foram muito afetados com a pandemia?

R: Temos vindo a trabalhar com a Secretaria de Estado para a Integração e Migrações para irmos criando algumas respostas já durante o próximo ano, havendo também abertura, obviamente, para receber as vossas propostas.

De (…): 03:59 PM
As ofertas extracurriculares, como clubes e projetos, como se devem desenvolver, na medida em que alunos de diferentes níveis e em horário extra turma estarão na escola.

R: Devem ser avaliados casuisticamente, tendo em conta, entre outros fatores, os espaços em que se realizam e o número de alunos que participa nessas atividades.

De (…): 04:01 PM
A disponibilização dos equipamentos para os alunos ASE e para os professores é já para este ano letivo?

R: Sim.

De (…): 04:01 PM
As AEC continuam a ser de oferta obrigatória?

R: Sim.

De (…): 04:02 PM
Nas escolas que estão situadas em regiões com maior incidência da pandemia não será possível ponderar ter já autorizada o regime misto.

R: É prematuro, dada a distância a que estamos do início do ano letivo.

De (…): 04:04 PM
Funcionamento das AEC no 1º ciclo – é possível decidir pela sua não realização no próximo ano letivo, de forma a evitar a permanência dos alunos na escola, para além da sua carga letiva semanal?.

R: Não.

De (…): 04:04 PM

Os grupos de pré escolar podem ser constituídos por um número inferior ao estipulado para assegurar a distância mínima recomendada? No caso dos estabelecimentos terem salas devolutas poderão os grupos ser divididos?

R: Os grupos não poderão ter menos alunos, mas pode haver gestão flexível dos espaços.

De (…): 04:04 PM
[não surge a questão]

De (,,,): 04:08 PM
Existe a possibilidade de diminuir, no pré-escolar e 1º ciclo, a hora de almoço para 40 minutos de modo a evitar concentrações de crianças no recreio.

R: Sim.

De (…): 04:08 PM
É possível formar turnos que alternem semanalmente? Isto Levará à diminuição da carga curricular.

R: Esta solução faz com que os alunos só tenham aulas quinzenalmente o que pode aumentar o ponto de vista curricular. Sobre os diferentes regimes serão ainda dados exemplos.

De (…): 04:16 PM
Existe previsão de data de publicação da nova legislação sobre o ratio PND?

R: Está em elaboração e é matéria de negociação na Assembleia da República.

De (…): 04:35 PM
Boa tarde, prevê-se para o próximo ano letivo a obrigatoriedade de as escolas ministrarem alternativas à distância para os alunos que pertençam a grupos de risco atestado por um médico?

R: Não. Procede-se como com outros alunos impedidos de frequentar a escola por motivo de doença.

De (…): 04:36 PM
A que autoridade de saúde é que o Agrupamento se deve dirigir, concretamente, quando a Escola lhe parecer que não estão reunidas condições de segurança, e for necessário passar para o regime misto ou não presencial? Ou quando surgirem casos de infeção? No caso do concelho do Seixal, qual a entidade a que devemos recorrer?

R: Delegado de saúde.

De (…): 04:36 PM
Como funcionará a aplicação da legislação do teletrabalho na educação.

R: Não se percebe como se concilia teletrabalho com o regime presencial.

De (…): 04:43 PM
Percebi que os técnicos dos cursos profissionais po[d]em ter continuidade nos seus contratos?

R: Sim.

De (…): 04:52 PM
Insisto. Os conteúdos não lecionados podem ser diluídos ao longo do ano letivo, desde que devidamente planificadas?

R: Sim.

De (…): 05:00 PM
Fiquei na dúvida relativamente ao Regime Misto: implica o n.º parcial de alunos na escola ou tempo parcial na escola de toda a turma. Qual o conceito? Obrigado.

R: Ambos são possíveis. Sobre os diferentes regimes serão ainda dados exemplos.

De (…): 05:01 PM
Boa tarde, quando teremos informações sobre os prazos de inserção das turmas na plataforma SINAGET, bem como os prazos para a sua validação? Estas informações são muito importantes para podermos fazer a distribuição de serviço docente e preparar a elaboração de horários a tempo do início do ano letivo. (Agrupamento de Escolas de Cister)

R: Ver com a DGESTE

De Fernando Costa para Todos: 05:25 PM
Boa tarde Sr. Secrtário de Estado Compreendo perfeitamente a sua dificuldade de resposta relativamente à questão do “milhão de dólares”, contudo entendo ser muito importante que a DGS clarifique se podemos colocar dois alunos na mesma carteira ou se para podermos garantir a distância mínima de 1 metro entre alunos tal solução é inviável. Para programar o próximo ano lectivo é necessário termos a certeza das possibilidades que temos na organização das turmas/grupo de alunos e todas as escolas trabalharem de acordo com as mesmas premissas.

R: De acordo com a informação existente, os alunos podem ficar na mesma mesa.

De (…): 05:25 PM
Podemos, de acordo com o Dec Lei 55/2018, fazer uma gestão de 25% da carga letiva, no que à elaboração dos horários diz respeito?

R: A gestão de 25% da matriz curricular não visa a organização dos horários, mas sim o trabalho e gestão curricular.

De (…): 05:28 PM

No caso de E@D, qual o número de horas semanais de aulas síncronas por área disciplinar, para não haver desigualdade

R: Pelo menos 70% das aulas devem ser síncronas.

De (…): 05:29 PM
Quando se falou do programa de mentoria, este abrange todos os ciclos e em especial o 1.º CEB?

R: Sim.

De (…): 05:31 PM

No âmbito da inclusão poderão os alunos do CAA continuar a frequentar a sala de aula, estando os mesmos em turmas diferentes?

R: Sim.

ardina

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