Respostas Às Questões Colocadas No “Bate Papo” Da Reunião Com Diretores De Escolas Da Região Do Alentejo e Algarve

E fica aqui o último naco dos “Bate-Papos” do início da semana. Muitas questões e respostas repetidas, mas dá para ficarmos com uma noção daquilo que@s director@s podem ou não fazer e do que o SE Costa responde ou deixa por responder. No fundo, é para dizer “presente” ou meter baixa, ficando tudo o mais parecido com o que era dantes.

De (…): 05:17 PM
Duas precisões: Crédito adicional de 2h destinado à EMAEI. As 2 h são para cada membro docente? Podem ser atribuídas ao psicólogo (só tem meio horário) ou vai ter mais?) Segunda precisão: O funcionamento das tutorias é para manter com o no de 10 alunos ou teremos de continuar a pedir autorizações se forem mais ou menos?

R: São duas horas no total a ser atribuído ao coordenador ou totalmente ou divididas com outros membros, para além da possibilidade de serem também atribuídas outras horas com origem no crédito horário.
Os modos de organização das tutorias mantêm-se de acordo com o estabelecido no artigo 12.o do Despacho Normativo n.o 10-B/2018 (OAL).

De (…):24 PM
Qual o entendimento da tutela sobre a formação de grupos com alunos de várias turmas, situação que se verifica em algumas disciplinas/opções.

R: Idealmente, os grupos devem manter-se constantes. Em muitos casos, esses grupos organizam-se para disciplinas com menos alunos, pelo que será mais fácil a garantia de cumprimento das regras de distanciamento.

De (…): 05:27 PM
Podemos dizer que o novo ano letivo começa em finais de outubro? Após o diagnostico prévio sobre o ano transato?

R: O ano letivo começa em setembro. O trabalho específico em cada disciplina, após este período com grande incidência na recuperação, vai-se iniciando em função do diagnóstico feito e do planeamento das atividades.

De (…): 05:33 PM
Teremos que atualizar novamente na plataforma Gesedu os manuais que devolvemos aos pais? Obrigada

R: Não, uma vez que serão emitidos vouchers novos para todos.

De (…): 05:36 PM

Durante as 5 semanas de recuperação, todos os alunos frequentam, ou apenas os que necessitam recuperar aprendizagens??

R: Todos, podendo haver formas de organização diferenciadas

[não surge identificação de quem coloca a questão]

Boa tarde a todos. Penso que é de extrema importância as Escolas terem a figura de Técnico Informático. Os docentes do GR550, principalmente em Escolas pequenas, docentes únicos no grupo e com 12,14,15 turmas não conseguem de todo garantir o correto funcionamento do parque informático das Escolas (salas TiC, salas de aula, gabinetes, serviços administrativos, bar, …).

R: O plano de transição digital prevê modelos de apoio informático.

De (…): 05:51 PM
A questão do RGPD e do direito de imagem. É aconselhável, por causa da integração/registo dos alunos em plataforma das escolas, solicitar a autorização prévia, por escrito, dos pais? E se estes não derem?

R: Veja no site Apoio às Escolas as indicações já disponíveis sobre esta matéria.

De (…): 05:51 PM
Os professores que são de risco precisam pôr atestado médico ou basta a declaração médica?

R: Atestado.

De Paula (…): 05:56 PM
Boa tarde, as escolas vão receber orientações para a implementação dos programas de mentoria previstos nas orientações para o próximo ano letivo?

R: Sim.

De (…): 06:07 PM
É por demais evidente que, se os professores têm férias em agosto, as direções não. Pergunta: considerando o grande número de férias não gozadas de anos anteriores, a que se soma a situação complicada deste ano, vai haver autorização para pagar férias não gozadas?

R: Iremos colocar esta pergunta ao serviço com competências na matéria.

De (…): 06:14 PM
Como é que se fazem turnos sem haver mais professores? Vamos ter alguns exemplos práticos para ter ideia

R: Sim, partilharemos soluções diferentes das escolas.

De (…): 06:15 PM
Podemos aumentar o horário de funcionamento da escola para que uns tenham
predominantemente aulas de manhã e outros de tarde…..

R: Sim, por exemplo entre as 8,00H e as 20,00H.

De (…): 06:19 PM
A recondução dos técnicos especializados (psicólogos) é fundamental para assegurar o trabalho de prevenção do abandono escolar e identificação de crianças e jovens em risco, sucesso escolar… Reforço essa necessidade tendo como suporte a extraordinária experiênciados últimos anos.

R: Está prevista a recondução.

De (…): 06:20 PM
Qual a pertinência das AECs na situação atual? falo das AECs em regime presencial, claro

R: Garantir o apoio às famílias.

De (…): 06:23 PM
Boa tarde. Afinal quando termina mesmo o ano letivo de 2019/2020? 31 de agosto de 2020? . O DL 14-G/2020 dava a entender que o ano letivo iria ser prorrogado….

R: Sim, o ano escolar termina a 31 de agosto, podendo os professores mobilizados para a segunda fase dos exames assegurar esse serviço.

De (…): 06:25 PM
Reitero as seguintes questões: como fazer quando nas salas de aula não é possível garantir o distanciamento de 1 metro entre os alunos? Quando será possível integrar mais assistentes operacionais e assistentes técnicos?

R: É possível propor passagem para o regime misto, em articulação com as autoridades de saúde e com validação pela DGEstE.

De (…): 06:49 PM
Como se implementam os almoços “take away” sugeridos nas orientações?

R: Como foi feito em algumas escolas de acolhimento e secundárias. Caso os alunos terminem o período de aulas de manhã, podem levantar o almoço para consumir em casa.

De (…): 06:50 PM
Qual é afinal a distância mínima de segurança entre alunos, 2m tal como defende a DGS ou 1m tal como já foi dito nas orientações do ME

R: As orientações do ME são conjuntas com as da DGS.

De (…): 06:56 PM
As escolas irão receber mais EPI?

R: Sim.

De (…): 06:58 PM

O apoio tutorial específico é obrigatório, ou pode ser substituído por outra solução que já
exista no Agrupamento?

R: O apoio tutorial específico pode ser concretizado de várias formas, conforme explicitado nos documentos de apoio e na formação de tutores, sendo a sua organização efetuada de acordo com o estabelecido no artigo 12.o do Despacho Normativo n.o 10-B/2018 (OAL).

Enquanto diretor, mas sobretudo enquanto professore de Física e Química, disciplina com elevado grau experimental (fundamental para as aprendizagens e competências), preocupa-me a situação não presencial, neste contexto. Não há experiências online (não há cheiro, manuseamento dos materiais, etc…). Apenas um desabafo.

R: Um desabafo que reforça a necessidade de se retomar a presencialidade.

professor

5 thoughts on “Respostas Às Questões Colocadas No “Bate Papo” Da Reunião Com Diretores De Escolas Da Região Do Alentejo e Algarve

  1. Os comissários políticos só trabalham 1 mês por ano, durante o e@d limitaram-se a mandar e ainda querem horas extraordinárias!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Mas o pior de tudo isto é que lhas vão pagar, como lhe deram 100% de aumento quando todos sofreMos cortes brutais.
    É a continuação da estratégia da famigerada mlr.
    Assim têm deles fidelidade canina.
    Basta mandarem ladrar que eles correm logo a morder os ex-colegas.

    Gostar

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