O Segredo Do Sucesso

Está em não contar com a maioria das respostas erradas. Eu sei que as circunstâncias justificam a metodologia… resta saber se veio para ficar.

Médias dos exames nacionais subiram até três valores

Só Português escapa a um aumento superior ao habitual das notas da 1.ª fase das provas nacionais. Regras especiais implementadas por causa da pandemia justificam os resultados.

As notas da 1.ª fase dos exames nacionais do ensino secundário melhoraram em praticamente todas as matérias. As médias sobem até 3,3 valores em disciplinas como Biologia e Geologia, a prova que teve mais inscritos neste ano, ou Geografia A. Também Física e Química (mais 2,2 valores na média) e Matemática A (mais 1,8) têm resultados bastante superiores ao habitual nos anos anteriores. Apenas a Português a média tem uma variação mais próximo do que é habitual, crescendo 0,2 valores.

Birds

4 thoughts on “O Segredo Do Sucesso

  1. Todos os professores sabem que é muito fácil produzir sucesso. Basta jogar com a tipologia de exercícios e com os critérios de classificação. Resta saber se é moral e eticamente aceitável.

    Agora, resta saber também o que vai acontecer a seguir e sobre isso ninguém fala. Ou seja, qual será o desempenho desses alunos no primeiro ano da universidade? Ninguém analisa os números do abandono escolar no primeiro ano das licenciaturas. É que não basta entrar. É preciso saber quem consegue continuar e em que condições, por exemplo, com ou sem disciplinas em atraso, com ou sem chumbos.

    Gostar

  2. Será necessário efetuar uma análise mais detalhada aos resultados.
    O número de alunos que realizaram os exames nacionais de Biologia/Geologia e de FQA foi inferior ao de anos anteriores. Muitos alunos, muitos deles com nota interna relativamente baixa, não foram obrigados a fazer o exame para concluir as duas disciplinas bianuais. Assim, logo à partida todos sabíamos que, mesmo sem as adaptações na correção das provas, as médias iriam subir.
    O que eu gostava de ver era um histograma que permitisse saber, a nível nacional, quantos alunos é que tiveram 20, 19, etc, este ano e nos últimos dois ou três anos. Isso sim, permitiria ter uma melhor ideia do que de facto aconteceu.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.