Uma Coisa É Um Conjunto De Linhas Orientadoras…

… para a questão da recuperação das aprendizagens, outra 50 páginas de “Orientações” ao pormenor (Orientacoes_2020). Eu sei que agora ninguém quer arriscar e ficar mal na foto junto do poder, mas parece-me uma espécie de atestado de incompetência aos órgãos de gestão das escolas e aos próprios professores.  Não é que não exista quem mereça que lhe levem a colher de sopa à boca, mas… se isto é “autonomia”…

12 thoughts on “Uma Coisa É Um Conjunto De Linhas Orientadoras…

  1. O documento é uma vergonha.
    Entre outras pérolas “É neste contexto que o Governo promove várias medidas de apoio e recuperação das aprendizagens: uma concentração em medidas promotoras de bem-estar no regresso à escola, um olhar dirigido a prioridades nas aprendizagens, alargamento e criação de novos apoios para os alunos, formas de organização das escolas em diferentes regimes.”
    Isto admite-se?

    Liked by 1 person

  2. Não se arranja um manual de auto-ajuda?
    “A intencionalidade do Plano de Atuação deverá ser partilhada por todos os intervenientes da comunidade escolar. Deste modo, ao apropriarem-se deste propósito comum, todos se sentirão como peças-chave no desenvolvimento de um ecossistema de aprendizagem em cada escola, independentemente dos modos como o ensino se encontrar organizado.”

    Liked by 1 person

    1. Toda a razão.
      Ainda ontem um colega de EF se amofinou comigo e me ‘deu as costas’, quando lhe disse que as regras publicadas para esta disciplina poderão ser um poço de contradições, mas os professores de EF não ficaram bem no retrato ao exigi-las… Ao fim e ao cabo, um professor de EF também deve ser um agente de saúde pública…

      Gostar

      1. Raposo Tavares,
        São um poço de contradições para a E.F. e para todas as outras. Crianças a partir dos 6 anos usarem máscara obrigatória ?
        Afinal sempre existe o Pai Natal ? Existe ou não ?
        Não consigo acreditar em nada disto tudo.
        Acho isto uma enorme fantochada !

        Gostar

  3. pessoas que vivem num mundo “cor de rosa” de gabinetes e da realidade concreta não conhecem nada!. ou então o lugar onde vivem, mas dentro de uma bolha social….enfim….

    Liked by 2 people

  4. Analisei o documento quando chegou. Mais, descarreguei e analisei todos os documentos que surgem no texto, segundo a tutela, enquanto argumentos das estratégias de intervenção propostas.
    Uma vergonha! Para além de se tratar o professor como um mentecapto, algumas das estratégias propostas (de índole psicológica e não pedagógica, com deveriam ser) não são mais que atividades “quebra gelo” usadas em contextos que nada têm que ver com a escola.
    “… 51 páginas de dilatação do ridículo e repositório de tratamentos infantilizados dos problemas que sobraram do ano anterior” (Santana Castilho no Público)

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.