… para a questão da recuperação das aprendizagens, outra 50 páginas de “Orientações” ao pormenor (Orientacoes_2020). Eu sei que agora ninguém quer arriscar e ficar mal na foto junto do poder, mas parece-me uma espécie de atestado de incompetência aos órgãos de gestão das escolas e aos próprios professores. Não é que não exista quem mereça que lhe levem a colher de sopa à boca, mas… se isto é “autonomia”…
O documento é uma vergonha.
Entre outras pérolas “É neste contexto que o Governo promove várias medidas de apoio e recuperação das aprendizagens: uma concentração em medidas promotoras de bem-estar no regresso à escola, um olhar dirigido a prioridades nas aprendizagens, alargamento e criação de novos apoios para os alunos, formas de organização das escolas em diferentes regimes.”
Isto admite-se?
GostarLiked by 1 person
Não se arranja um manual de auto-ajuda?
“A intencionalidade do Plano de Atuação deverá ser partilhada por todos os intervenientes da comunidade escolar. Deste modo, ao apropriarem-se deste propósito comum, todos se sentirão como peças-chave no desenvolvimento de um ecossistema de aprendizagem em cada escola, independentemente dos modos como o ensino se encontrar organizado.”
GostarLiked by 1 person
Proletarização da educação para a qual muito temos contribuído. 😈
GostarGostar
Toda a razão.
Ainda ontem um colega de EF se amofinou comigo e me ‘deu as costas’, quando lhe disse que as regras publicadas para esta disciplina poderão ser um poço de contradições, mas os professores de EF não ficaram bem no retrato ao exigi-las… Ao fim e ao cabo, um professor de EF também deve ser um agente de saúde pública…
GostarGostar
Raposo Tavares,
São um poço de contradições para a E.F. e para todas as outras. Crianças a partir dos 6 anos usarem máscara obrigatória ?
Afinal sempre existe o Pai Natal ? Existe ou não ?
Não consigo acreditar em nada disto tudo.
Acho isto uma enorme fantochada !
GostarGostar
E, em concreto, em concreto, nada diz. Só que os professores devem fazer o seu trabalho, como já era suposto!
GostarLiked by 1 person
pessoas que vivem num mundo “cor de rosa” de gabinetes e da realidade concreta não conhecem nada!. ou então o lugar onde vivem, mas dentro de uma bolha social….enfim….
GostarLiked by 2 people
Analisei o documento quando chegou. Mais, descarreguei e analisei todos os documentos que surgem no texto, segundo a tutela, enquanto argumentos das estratégias de intervenção propostas.
Uma vergonha! Para além de se tratar o professor como um mentecapto, algumas das estratégias propostas (de índole psicológica e não pedagógica, com deveriam ser) não são mais que atividades “quebra gelo” usadas em contextos que nada têm que ver com a escola.
“… 51 páginas de dilatação do ridículo e repositório de tratamentos infantilizados dos problemas que sobraram do ano anterior” (Santana Castilho no Público)
GostarLiked by 1 person
Republicou isto em Primeiro Ciclo.
GostarGostar
https://duilios.wordpress.com/2020/09/04/este-ano-letivo-atipico-pode-ser-a-machadada-final-na-escola-democratica/
GostarGostar
Autor :
Ficha técnica – M. E.
Desenho Gráfico e paginação – Dinis Lourenço.
Ehehe 😉😉👍
GostarGostar
Dar a cara ???
Eheheh.
GostarGostar