A pobreza do debate sobre a disciplina de “Educação para a Cidadania e Desenvolvimento”
Uns são contra, outros a favor. Muito bem. Mas contra e a favor do quê? Da existência da disciplina? Da sua obrigatoriedade? E porquê? Adivinha-se, mas não se sabe.
(…)
O motivo por que se não sabe é que os manifestos não demonstram grande vontade em discutir estes assuntos. E assim vai o debate sobre a educação e a cidadania em Portugal, resumido a um jogo de ténis em que as palavras fazem as vezes de bola. Talvez ajudasse se os subscritores frequentassem a disciplina, ou que se dessem ao trabalho de falar com estudantes e professores da mesma. Ou, pelo menos, que contribuíssem para uma reflexão séria sobre o papel da educação em Portugal perante diferentes conceções de cidadania. Não o fazendo, não dão um grande exemplo de cidadania e desenvolvimento.
O Paulo disse tudo.
Disse tudo muito bem !
Anda tudo no disse que disse .
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Portanto, o melhor é mesmo acabar com ela. Até agora não fez falta. O que faz falta mesmo é civismo. O resto é conversa…
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