Jornalismo De Ocasião

O JN faz primeira página com uma não-notícia, que dará jeito não sei a quem, mas certamente pouco a quem queira ser bem informado, para além das parangonas. As turmas de EMR (Educação Moral e Religiosa) são, em muitas escolas, formadas por alunos de diferentes turmas-base, pois é disciplina opcional em que nem todos se inscrevem. Este ano, por causa das novas “regras” e das “bo(rbu)lhas”, ou o ME aceitava a formação de turmas mais pequenas ou a disciplina não funcionaria, a menos que se mantivesse a “mistura”. O ME não autorizou. Em algumas escolas, a disciplina acabou por não funcionar, em outras funciona “subvertendo” as regras gerais. No corpo da notícia percebe-se um pouco da situação. A primeira página não passa de sensacionalismo tabloidista em quem, depois, critica isso nas redes sociais.

 

17 thoughts on “Jornalismo De Ocasião

  1. Não percebo pq é que o jornal so fala em Religião e Moral!!!!

    Tenho uma disciplina de informática no 12º ano que junta duas turmas, tenho colegas de linguas que juntam 3 turmas , tenho colegas de EV e Ed. Musical do 3º ciclo que juntam turmas , etc…

    O ME não deu autorização para desdobrar estas turmas.

    PQ so falam de Moral?

    Gostar

    1. Pois, EMR não é caso único, nem pouco mais ou menos… A cumprir esta regra, em escolas de meios mais pequenos, uma parte das opções, no Secundário, não abria. E, claro, lá vamos nós falar de equidade e igualdade de oportunidades entre escolas do litoral e do interior, entre escolas de grandes centros e escolas de meios mais pequenos…

      Gostar

  2. Está tudo bem com o ensino em Portugal. Turmas de 30 alunos sem distanciamento social? É o possível. 2, 3,4,etc. em disciplinas dos cursos profissionais e em opções do 12 ano? É o que tem de ser. Estamos tranquilos e em segurança. Problemas, problemas existem com as disciplinas de Religião e Moral e com a perigosa Cidadania e Desenvolvimento. Crie-se já um grupo de trabalho para encontrar solução, pronuncie – se ministro e presidente. O país está expectante!!!

    Gostar

  3. Mas está tudo parvo! E as opções do 12º ano que juntam alunos de várias turmas? e quando mandaram juntar turmas de diferentes cursos só para poupar nos professores da componente geral?

    Gostar

  4. Olá Paulo.

    Uma questão que não tem nada a ver com este post.

    Se me permite, gostava de lhe pedir a sua opinião: um jovem que anda no 3o ciclo, numa escola pública, em que na disciplina de educação física sao colocadas 3 turmas num pavilhão, e em que os alunos andam a correr sem máscara, uns em cima dos outros. O aluno quase nao dorme preocupado com o facto de ir passar 2 ou 3 horas sem mascara nestas circunstâncias. O que fazer?

    É possível estar presente na aula mas não fazer o exercício, e ficar de máscara sentado (e evitar chumbo por faltas à disciplina)? Arranjar um atestado médico (se bem que não há uma condição fisica objetiva a atestar, tirando o medo de apanhar covid)? Será que uma nota do encarregado de educação a solicitar a dispensa do aluno das atividades físicas será suficiente? O aluno não quer perder o ano, mas também não quer andar com esta carga de stress (ainda por cima devido à decisão, errada a meu ver, de dispensar máscara dentro de um pavilhão com 3 turmas).

    Qualquer opinião ou dica da sua parte é muito bem vinda.

    Obrigado!

    Cumprimentos

    Gostar

  5. Gonçalo,
    Vou transmitir – lhe a minha opinião .
    É preocupante sim ! Nada do que jogar pelo seguro.
    Sugiro que escreva na sua qualidade de pai e enc.ed. ao prof. do seu filho e lhe transmita a vossa preocupação. Refira que o seu filho estará presente durante as aulas embora não participe na parte prática. O Prof. poderá organizar outro tipo de aula em que o seu filho possa participar e trabalhar sem receio. ( Componente teórica ). E olhe que eu sei do que falo. Sou de Ed. Física. E consegui integrar nas aulas ditas normais ,outro tipo de alunos ( cegos , deficientes ,etc. )

    Gostar

  6. No entanto vi recentemente actividades de fim de semana em que se propõe que miúdos passem uma noite creio que no pavilhão do conhecimento, será que são todos da mesma casa e da mesma família? enfim?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.