Que Incentivos?

Acerca da notícia do Correio da Manhã e da “falta de incentivos” aos professores para fazerem substituições, já escrevi o que acho: bastaria voltarmos a algumas “autonomias” do passado, quando se dizia que as escolas não tinham “autonomia” mas algumas “liberdades”. Mas em nome de uma visão medíocre de gestão dos recursos humanos que permitiu poupar uma pequena parte do que se enterra no buraco da família salgado (sim, já ouço alguns a clamarem por “demagogia”), as coisas deram nisto. Haver professores, há, condições para exercerem a docência sem ser num regime pouco digo é que não. A questão não passa por falta de “incentivos”, bastando ter da legislação aplicável uma visão mais “flexível”.

Para a semana, explico um pouco melhor isto no Público, aproveitando parte de um texto aqui do blogue e um pouco à boleia das declarações do ministro Tiago que, ao fim de tantos anos no cargo (está a caminho de começar o sexto…), parece continuar tão desinformado como no primeiro dia.

8 thoughts on “Que Incentivos?

      1. Magalhães,
        Discordo. É desonesto e acintoso. Onde está o radical defensor dos professores? Cada vez que o ouço falar há sempre uma mentira, sempre uma ideia para enganar o Zé Povinho.
        Percebo que não possa tomar outras medidas, não pode é ser desleal e imputar as culpas a terceiros. A máquina oleada das RR semanais? Horários de 2, 3, 4 6 horas a concurso? A falta de respeito pelos professores de grupos de risco? A palhaçada com os procedimentos das escolas face a casos de Covid?
        A deslealdade com o SToP? Infelizmente há muitas mais situações, porventura mais importantes, que podiam ser adicionadas a estás.
        Conheci-o em 2012, ano em que fez um juramento de lealdade. Lamento, não lhe perdoo. Está por opção, não está sob coação.

        Liked by 1 person

    1. fcferreira ,
      É pá …
      És capaz de ter razão no teu comentário.
      Mas se assim é … retirar -se de um filme em que é o actor principal … é ainda muito pior . Mas repito , tinha outra imagem do bicho . Agora acho que comecei a concordar contigo.
      ” Pior a emenda que o soneto “.

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.