E Com A Garantia Quase Certamente Garantida De 25% Do Salário-Base!

Pré-reforma dos professores avança em 2021 com acesso aos 55 anos

Setor da Educação servirá de referencial para toda a Administração Pública. Medida visa docentes, assistentes técnicos e operacionais.

(esta é daquelas promessas que tem mais barbas que aquele senhor doutor, idoso, que é irmão do pinto da costa da bola…)

16 thoughts on “E Com A Garantia Quase Certamente Garantida De 25% Do Salário-Base!

  1. Se as regras forem as mesmas dos Açores, bem os podemos mandar dar uma volta, para não ser mais indelicada. No meu caso, com 62 anos, iria receber ilíquido praticamente metade do vencimento atual. Ah! e outra curiosidade, em lado nenhum se coloca o tempo de serviço. Ou seja, quer se tenha descontado 20, 30 ou 40 anos, é irrelevante (pelo menos, neste simulador). É mais rentável pedir aposentação antecipada. Pelo menos aí, há um “bónus” de 4 meses por cada ano além dos 40 de descontos. Enfim,”com papas e bolos se enganam os tolos”.

    Aqui está o simulador dos Açores, se tiverem curiosidade. https://vpgr.azores.gov.pt/Sites/SimulaPreReforma/

    Liked by 1 person

  2. Tenho 55 anos, quase 34 anos de docência, 2 horas de redução, 12 turmas. Segundo o simulador ficaria a ganhar 752,12 €. Não faço comentários … estou nauseada.

    Liked by 1 person

  3. Já era para ter sido em 2020…A legislação saiu em Fevereiro de 2019. Podia ser uma solução se o processo fosse justo. Podia ser bom se houvesse boa fé. Apesar de tudo, ainda tenho alguma expectativa. A verdade é que nunca se verificou uma situação destas, em que um número considerável de professores está no ativo com mais de 60 anos. Os atestados médicos sucedem-se, a maior parte deles prolongados. Entra-se num processo de agonia, à doença soma-se a angústia, o sentimento de estar a falhar na profissão. Os alunos sujeitam-se a interrupção de aulas, a substituições, de que se ressentem as aprendizagens. A verdade é que ser professor implica uma robustez física e psicológica (quem se lembra destes atestados obrigatórios para entrar na carreira?) que não se compadece com organismos fragilizados. E não há complacência. Em situação de convalescença as exigências são idênticas. A alta dada por juntas médicas indicando trabalho moderado não tem quadro legislativo no ensino. Não há qualquer flexibilidade, qualquer compreensão. Está – se ao serviço está – se ao serviço! Também não interessa ao sistema uma situação em que a maioria dos seus recursos não está em condições de dar resposta.
    A pré reforma poderá permitir a alguns professores (e não só) sair do ensino com dignidade, com alguma satisfação por um percurso de vida por onde passaram tantas vidas. A reforma antecipada está fora de alcance. A penalização é de tal ordem que praticamente ninguém pode enveredar por esse caminho. A pré – reforma, se bem que penalizadora, permite que assim que se atinja a idade da reforma se possas receber por inteiro (o que não acontece na antecipada). Neste momento, havendo legislação, o governo está em falta. Considero a pré reforma um direito de que, neste momento, os professores estão privados. Outra coisa, claro, é a desconfiança, absolutamente legítima, relativamente à capacidade de aplicação da lei, estabelecendo critérios que permitam uma negociação honesta.

    Gostar

  4. Tretas, tretas, tretas….
    Mais um ataque aos professores.
    O que lhes interessa é a percepção da opinião pública.
    Veja-se, a titulo de exemplo, o comentário Camilo Lourenço…

    Liked by 2 people

    1. Exactamente. O que lhes interessa é mesmo a percepção da opinião pública.
      E ao contrário daquela que parece ser a percepção que vou lendo por aqui, a minha é a de que o povo acha mesmo que somos uns preguiçosos privilegiados.

      Posto isto, se me oferecessem hoje 75% limpinhos, eu assinava já enquanto tenho idade para aproveitar alguma coisa e poder dedicar-me a fazer algo, não digo mais nobre, mas pelo menos com menos gente idiota minar o nosso trabalho e a fazer-nos passar por incompetentes.

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.