Idiotice Em Estado Academicamente Puro

Uma ex-governante da Educação apareceu há uns dias a tentar explicar (?) que o aumento nas entradas no Ensino Superior se ficou a dever ao aumento do sucesso no Secundário e que antes não entrariam mais, insinua ela, porque o insucesso pré-pandémico era maior.

Ora bem.

A prosa tem um par de factos correctos (aumentou o sucesso e aumentou o número de entradas), mas estabelece entre eles uma relação causal falsa, porque ignora outras variáveis envolvidas, nomeadamente o número de vagas disponíveis.

Eu exemplifico: se numa dada carreira os autocarros tiverem um máximo de 60 lugares que vão todos ocupados e baixarem o preço dos bilhetes, não é por isso que passam a ir 70 passageiros lá dentro. Passam a ir 70, se os autocarros aumentarem de tamanho (ou estreitarem o espaço entre os lugares ou deixarem as pessoas ir de pé). Se, adicionalmente, os preços baixarem, tanto melhor, mas não é por isso que o número de passageiros aumenta.

Portanto… sem mais vagas nas Universidades, não teriam entrado mais alunos, mesmo se marginalmente entraram mais para aqueles cursos que costumam ficar quase vazios, porque mais gente chegou ao 9,5.

(quando nos livraremos desta assombração?)

11 thoughts on “Idiotice Em Estado Academicamente Puro

  1. A Senhora Ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues, agora Senhora Reitora do ISCTE, criou desde 2006 o mecanismo mais espartilhador da deontologia profissional docente, no ensino não superior. Qual? O modelo de Avaliação Externa das Escolas(AEE), um relatório para apresentação dos resultados pré-requeridos pelo Ministério da Educação. Não se esquecendo de introduzir uma atenta supervisão da Inspecção Geral da Educação. Se o modelo de avaliação dos alunos de 1992 iniciou o sucesso fictício, a AEE, enterrou a deontologia profissional docente.
    Os professores consideraram que “Manda quem pode, obedece quem deve”. Eu discordo. Não menos importante é notar que nenhum sucessor o retirou.
    O que referes Paulo, é só uma de várias vias que naturalmente se começaram a desenrolar como qualquer natural espiral.

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