E Não É Que Acertei?

O vencimento bruto no 9º escalão é de c. 3100 euros, pelo que os 750 são um pouco menos dos 25% que eu tinha (numa de meio gozo, meio a sério), ao fim de, em média, mais de 30 anos de serviço.

Professores que optem pela pré-reforma aos 55 anos com pensão de 750 euros

Docente de 55 anos que esteja no 9º escalão e que opte pela pré-reforma pode ficar com 750 euros por mês.

Agora imaginem quem com 55 anos está vários escalões abaixo do 9º, porque isto só quase quem começou aos 18 anos a dar aulas é que está por ali. Ou quem conseguiu escapar à tira ao pior do ECD da nossa MIlu querida. Haveria quem ficasse com 500 a 600 euros. Eu tenho os ditos 55 e acabei de chegar ao 7º (embora ainda não tenha visto nada no recibo) e há quem vá chegar à minha idade no gargalo do 4º escalão.

9º escalão aos 55 anos? Só se for com bonificação por bom comportamento.

E 750 euros por mês é o que recebe de “adicional” (25 euros vezes 30 dias) o Tiaguito só por morar longe da capital, o coitado! E foi logo ao fim de 4 anos no cargo.

Se acham que isto é vagamente susceptível de atrair quem não esteja mesmo em estado de desespero total é porque são mesmo idiotas (lamento, mas ia escrever coisa pior). Porque uma proposta destas é indigma de servir, sequer, como base de discussão, excepto para quem adora amesendações negociais.

Desta forma, o que conseguem é manter as coisas como estão, com tendência para piorar em matéria de baixas por razões médicas e ainda não percebi bem o que se ganha com isso em termos de gestão financeira de recursos humanos. Fica mais barato pagar uma “baixa” e o salário do professor substituto? Como esperam “rejuvenescer” a classe docente desta forma? Só a partir de meados de Outubro de cada ano?

16 thoughts on “E Não É Que Acertei?

    1. A pré reforma de que falam já é uma imposição da realidade. Muitos colegas nossos aceitam alegremente horários incompletos. Procuram completar os seus rendimentos com outras atividades. No casos que conheço, uma situação é protagonizada por um colega que está na Escola como uma forma de aumentar os seus rendimentos face à sua atividade extra escolar. Noutro caso, a colega pretende perceber se a carreira docente lhe poderá vir a ser melhor paga.

      Depois, há as licenças sem vencimento, as licenças de amamentação (cá está…)…

      Mas, lembro-me do Chico Buarque, e o que eu quero mesmo dizer é que a coisa está preta. Este governo tem de ir de patins

      Liked by 2 people

  1. É indigno !
    Não revelam um pingo de vergonha , nem o mínimo respeito por ninguém.
    Está bom para quem esteve destacado ( 20 / 30 ) anos a presidir sindicatos. Aí , foi sempre a andar. Acções de formação da treta e todo o tempo contabilizado . E ? Topo da carreira e aposentação a condizer.
    Lamento mesmo ! É indigno !!!!

    Liked by 2 people

  2. E é inqualificável um ministro , neste caso um tiaguinho , requerer 25 € por dia por se ter deslocado da sua residência.
    Acho miserável .
    Não é de ministro sério.
    Haja ou não lei .
    E os restantes funcionários ?
    Basta olhar para nós professores.
    Acho miserável , desonesto e muito triste.
    Ele não sabia ao que ia ???

    Liked by 2 people

    1. Será por não lhe darem os euros que o rapaz não sabe que os planos anti covid das escolas chegam a ser hilariantemente abstrusos?
      A verdade é que me sinto muito satisfeito com o facto de os vírus saberem ler as setas de fluxos que o pessoal auxiliar, superiormente orientado pelas direções, colou nos chãos das nossas escolas.
      Uma coisinha reconfortante.

      Liked by 1 person

  3. Reformei-me com 55 pelas regras anteriores, com 33 anos de serrviço. Estava no 9º escalão atual e deram-me penalização máxima pela idade, resultando uma pensão líquida de aproximadamente 1250. Ora esta nova lei promete que o valor da pensão , quande se chegar aos 67 anos ou a idade legal de reforma não é penalizada. Pelas minhas contas , se eu continuasse a pagar a TSU teria cerca de 1100 euros. Se assim fosse a regulamentação eu pagaria a TSU, para ter aos 67 um pouco mais, mas não era a lei. Pela lei, vou ficar assim até à eternidade se se der o caso de viver eternamente. Nas novas regras sofre-se durante 12 anos , mas depois tem-se uma reforma digna. Quem está no 9º está a pagar 341 por mês . Mesmo assim daria cerca de 900 euros por mês, continuando a pagar esse valor e tomando a minha pensão por referência. Portanto, 750 só vai convencer os que têm outras fontes de rendimento. Mas 750 é mais do que alguns colegas recebem atualmente por estarem no 8º escalão quando se reformaram e por entretanto terem mudado as regras. O problema é o da sustentabilidade de tudo isto. O problema é durarmos muito , o ideal para os Estados da moderna Europa e Mundo dito desenvolvido e próspero é que as pessoas morram um ano ou dois depois de se reformarem…. se eu achasse que as teorias da conspiração têm alguma validade e não fossem meras falácias, concordaria com a teoria que diz que estamos a assistir aos efeitos da fabricação de um super vírus que ataca os “pesados” (para a SS) idosos que teimam em viver muito tempo.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.