6ª Feira

Os tempos estão propícios a que o melhor das pessoas venha ao de cima em todo o seu brilhantismo. Nos últimos dias, observei um acréscimo de criatividade, com destaque para a comunidade anti-securitária e libertária que se opõe à generalidade das medidas contra a propagação da pandemia. Nas redes sociais, surgiu um grafismo, alegadamente com legitimação de médicos, sobre todos os malefícios do uso de máscaras. Um deles, reside no facto de com máscara sermos obrigados a respirar parte dos dióxido de carbono que expiramos, assim como os nossos “resíduos”; e eu pensei… lá está, tenho pensado mal na coisa… estas pessoas têm razão… devemos partilhar o dióxido de carbono e os resíduos de todos os que nos rodeiam, família, conhecidos ou meros passeantes como sempre fizemos. Estar contra a tradição é um mal, quiçá mesmo um “crime contra a Humanidade” que resulta do uso de máscaras.

Um outro grafismo, mais recente, revelava a indignação contra as regras de confinamento em alguns concelhos do norte do país e demonstrava com um rigor geográfico assinalável a injustiça que é reduzir os movimentos em Lousada e Felgueiras, por exemplo, em oposição ao imenso espaço que têm para se mover os munícipes de Alcácer do Sal ou Odemira. Só ali faltou o detalhe de em Lousada viverem uns 50.000 habitantes em menos de 100 km2 e em Felgueiras talvez mais de 60.000 (estou a usar dados extrapolados do censo de 2011) em 115 km2, enquanto em Odemira vivem menos de metade (uns 25.000) em mais de 1.700 km2 e em Alcácer do Sal menos de 15.000 em 1.500 km2. Sei que foi apenas um deslize, não vir a legenda com a densidade populacional… que é de 500 habitantes/km2 em Lousada e de 30 em Alcácer do Sal. Tirando isso, nota-se que há por ali excelência no raciocínio, perspicácia na argumentação e que, no fundo, só falha a fundamentação mais factual que, como sabemos de modo sobejo, é relativa conforme a perspectiva “pela verdade”.

7 thoughts on “6ª Feira

  1. A caminho dos 5 6 mil infectados dia e 50 mortos dia.

    31 mortos e 2899 infetados por coronavírus nas últimas 24 horas em Portugal
    Há mais 53 pessoas internadas e menos duas em cuidados intensivos.

    Portugal registou nas últimas 24 horas mais 31 mortos e 2899 novos casos de coronavírus. Dos 31 óbitos, 9 registaram-se na Região de Lisboa e Vale do Tejo, 14 na Região Norte, 5 na Região Centro, 2 no Alentejo e 2 no Algarve.

    O País contabiliza, até ao momento, 2276 óbitos e 112440 infetados com a Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira pela DGS, 65880 pessoas recuperaram da doença, 1349 delas nas últimas 24 horas.

    Gostar

  2. Vão andar de fita métrica como os banheiros no tempo do Salazar??

    Durante o debate da manhã, o PCP levantou dúvidas sobre qual o distanciamento que deverá ser tido aquando do uso da máscara em espaços públicos. “É preciso definir a obrigatoriedade com clareza e a fiscalização que é necessária fazer para o cumprimento da mesma”, relembrou o deputado dos comunistas, João Oliveira.

    O BE e PAN pretendiam incluir no diploma que a distribuição de máscaras fosse gratuita, mas as propostas foram chumbadas com voto contra do PS e abstenção pelo menos da bancada do PSD.

    A fiscalização “compete às forças de segurança e às polícias municipais” e o incumprimento do uso de máscara constitui contraordenação, sancionada com coima entre os 100 e os 500 euros.

    O diploma determina que é obrigatório o uso de máscara – que não pode ser substituída por viseira – aos maiores de dez anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas “sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável”.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.