E O Tipo Insiste

Henrique Raposo é daqueles escribas que sente que ou tem sempre razão ou então que tem sempre razão. E insiste naquela teoria de que, no fundo, pouca gente morre de covid que não morreria de outra coisa. É verdade. No fundo, com ou sem covid todos acabaremos por morrer. Só que há quem morra mais cedo, por causa da pandemia. Ele parece achar que isso é um detalhe e que no fundo temos de saber quem morreu “pela acção exclusiva do vírus”. Por causa das “comorbidades” que é uma palavra interessante de se usar (assim como expressões como “o retrato robô do óbito por covid em Portugal”, que dá assim o ar de uma abordagem rigorosa do assunto). Confesso que não sei, nem sei se alguém saberá ao certo. Como não sei quantas pessoas morrem exclusivamente de diabetes. Ou mesmo de acidentes de carro, se estiverem sob a influência de substâncias psicotrópicas ou alcoólicas. Sabemos mesmo se alguém morreu “por acção exclusiva” deste ou aquele factor? Um AVC é causado por colesterol, por má alimentação, falta de exercício, stress ou outra causa? Tudo pode ter contribuído… Mas de uma coisa tenho a certeza, há gente a quem faleceram algumas sinapses desde que se iniciou a pandemia por causa de um carga imensa de preconceitos e escassez de paciência para o barulho da petizada.

É pá, Henrique, já percebemos que achas que os doentes crónicos morreriam de qualquer forma, em especial os velhos. poupa-nos à descrição extensiva da tua posição. É demasiado penoso ver alguém a cavar ainda mais o buraco no qual se meteu. Mesmo se alguns amigos te baterem nas costas, elogiando tamanha “coragem”.

6 thoughts on “E O Tipo Insiste

  1. Os números de hoje

    Em número de mortes por decapitação, a França só é ultrapassada pela Arábia Saudita. Perdeu a vantagem competitiva ao deixar de utilizar a guilhotina.

    Este fim-de-semana a Brigada de Trânsito irá identificar menos problemas com o teste do balão do que a DGS com o da cotonete. Nesse domínio as medidas tomadas pelo governo parecem estar a resultar.

    Apesar das restrições às deslocações, espera-se um aumento da afluência aos cemitérios.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.