Escrito A 12 De Março

As escolas não fecham porque se tornaram enormes espaços multifunções, em que a função assistencial se sobrepõe à educativa. Sem as escolas, não há qualquer outro tipo de “rede social” funcional. Sem as escolas a funcionar, o país entra em colapso.

É chato, mas um tipo não tem culpa de ver além do seu “quintal”.

12 thoughts on “Escrito A 12 De Março

  1. Acabaram por fechar todas na altura. A perspetiva casuística está agora em vigor, até ver. Obviamente, as decisões, sejam quais forem, informadas ou não, são políticas. E isto aplica-se a todos os modelos de (sub)desenvolvimento, sejam quais forem os quintais.

    Gostar

  2. Não é só o país que não aguentaria mais um confinamento sem escolas abertas: o Costa é que não aguentaria voltar a aturar a prole do João Miguel Tavares durante um dia inteiro quanto mais durante uma porção de semanas.

    Liked by 1 person

  3. Mas será que algum professor está disposto a morrer por causa do sistema de ensino, da escola onde trabalha, dos alunos que tem de aturar? Eu, pela minha parte, não estou nem pouco mais ou menos! O silêncio da classe docente é incompreensível! Nem a nossa própria vida e a dos nossos familiares defendemos?

    Gostar

    1. está! qual a alternativa para um prof. abaixo do 6º escalão, sem ser herdeiro(a) de fortuna familiar ou não ter rendimento extra-profissional? cair na pobreza e ser mais um na fila do banco alimentar?
      parafraseando o personagem do filme “Canção de Lisboa”: morrer por morrer, que seja de estômago cheio.

      Gostar

      1. E se morrer fica rico!
        Vão “promovê-lo”, postumamente, ao sétimo escalão?
        Vão dar aos seus filhos uma pensão de sobrevivência? O que será que eles preferem?
        Tem consciência da idade que tem?
        Sabe onde a partir de segunda-feira vai estar a maior concentração de pessoas por m2, em espaço ABERTO ou FECHADO, neste país?
        Sabe onde é totalmente impossível manter a distância de segurança?
        Sabe mesmo os riscos que corre?
        São estes os professores que se têm deixado humilhar nos últimos 25 anos…
        Nota: entretanto, diretores e sindicatos, todos bem protegidos e em segurança (alguns até mandaram instalar semáforos na entrada dos gabinetes!!!!), felizes com o extermínio dos professores.

        Gostar

  4. É dos livros: os 3 principais objectivos dos actuais sistemas educativos associados à OCDE são: controlo social, redução de custos (com as transições quase automáticas) e o só agora mais emergente ensino profissional (seja lá o que o que seja pela maioria das escolas secundárias).

    Gostar

  5. em março ficou evidente a única função da escola: cuidar das crianças/jovens enquanto os pais trabalham; as outras funções são acessórias à função principal.
    pelo menos, surge algo positivo nisto tudo: os profs já não são puramente parasitas do sistema e sempre servem para alguma coisa…

    Gostar

  6. Já repararam na força que colocaram nas nossas mãos? Se fizermos, nem que seja uma semana de greve total, séria, com as escolas todas fechadas, verão se o Governo (seja ele qual for), não devolve tudo aquilo que nos roubou! A escola atual é um deposito onde os pais deixam os filhos, para poderem viver a sua vida.

    Gostar

    1. Em relação aos professores, o Governo do seu lado a opinião pública (e a comunicação social também está no bolso, como temos visto com a propagação das mais diversas mentiras da tutela).
      Concordo em absoluto que só com uma greve total e séria poderemos mudar alguma coisinha, mas terá de ser por bem mais do que uma semana.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.