A Antiguidade É Um Posto Na Avaliação Dos Directores!

Ou seja, quanto mais tempo sentados nas cadeiras do poder, melhor, de acordo com o artigo 14º da Portaria n.º 266/2012 de 30 de Agosto.

Dizem-me que este ano houve umas dezenas de notas máximas (10), mas só 5 tiveram direito a Excelente e 21 a Muito Bom, vindo os restantes parar ao Bom, um pouco à imagem do que acontece com o pessoal mais raso. E tudo abaixo de 10 teve de ficar pelo Bom, pelo que percebo deste post do Arlindo.

O que a mim espanta nem é o aumento que se verificou nas notas máximas este ano (afinal, há por aí tanta gente xalente a mandar), mas sim o facto de ainda ninguém se ter queixado de o desempate ser feito com base no tempo no cargo ou de serviço. Afinal, não querem rejuvenescer a classe? Poderiam começar pelo topo e não dar o “prémio” a quem está quase mumificad@ no lugar.

(e não haverá uma chuvita de recursos?)

Por outro lado, eu até acharia de “interesse público” conhecer quem foram os 5 e os 21 que ganharam os “prémios” em disputa, seja para seguirmos o exemplo de tais faróis da gestão escolar, seja para termos uma espécie de edição de um Global Director Prize ou um Diretor do Ano, com menções honrosas e tal e direito a fotos e chamadas à imprensa nacional para exporem a sua visão sobre a Educação e como a sua vocação foi estarem tanto tempo longe das salas de aula.

Não me levem muito a mal… é que Portugal ia empatando contra 10 croatas (não fosse a ajuda do guarda-redes deles) e apeteceu-me descarregar um pouco a bílis.

11 thoughts on “A Antiguidade É Um Posto Na Avaliação Dos Directores!

  1. Agrupamento de Escolas de Traseiras de Judas – culinária pedagógica

    A dona Laura – a contragosto presidente do Conselho Geral (CG) – abomina o menú de “estruturas” que uns agiotas de Lisboa decidiram cozinhar, tendo como principal ingrediente o professorado. Acerca das indigetas iguarias dá alguns exemplos e comenta :
    “ 1- AGRUPAMENTO : qual vinho a martelo, misturam-se umas quantas escolas, escolinhas, jardins de infância e creches lá do burgo, agita-se, e prontosss. A partir daí tudo se confunde, somos todos colegas (pois então ! ), avinagra-se a identidade profissional.

    2-DIRECÇÃO : o pré-cozinhado director recolhe do mesmo alguidar 3 ou 4 obedientes colaboradores, faz um refogado, e temos o mui democrático orgão de gestão .
    ( biografia do sr. director : manhosamente escolhido pelo CG ; inchado ; não gosta de “dar aulas”; criatura – em regra – de poucas letras ou substância; oriundo de qualquer nível de ensino ou grupo “de recrutamento” (pois claro ) ; qual chef de cozinha, impõe aos subditos as ementas escolhidas a seu bel-prazer. )

    3- EMAEI : pescam-se meia dúzia de curiosos em “ciências” da educação, aquecem-se em banho-maria, e viva mais uma prestimosa agremiação composta por medianos ajudantes apostados em colocar entraves a tudo. Mesmo em matérias que não dominam.

    4- DEPARTAMENTO : em cada escola, ajuntam-se (sic) ao molho vários grupos disciplinares – curiosamente, nada tendo a ver uns com os outros – abana-se , e ala a hilariante colectividade com epíteto universitário . A sua inutilidade ganha ranço com umas intermináveis reuniões , umas actas, umas grelhas , uns relatórios e consequente perda de tempo – como, aliás, é timbre nas restantes instâncias caseiras .

    5-CONSELHO GERAL – irmandade aberta a todo o bicho-careta : aos sete professores colhidos no dito agrupamento ( se possível, um deles cacique), junta-se uma dose de pais e mães, tempera-se com uns desocupados da autarquia , uns canhestros das” forças vivas” lá do sítio e uma criança de 16 anos, remexe-se com uma colher de pau , e está prontinho a sair o dito cujo . Curiosidades : a) os destemidos forasteiros – mesmo se nada perceberem do ofício – ficam em posição de mandar “nisto tudo”, pois detêm a maioria; b) o punhado de docentes – acintosamente colocados em minoria – aceitam de bom grado fazer parte do circo “.
    Quiçá devido à pdi, a dona Laura não se contém e resmunga no seu peculiar vernáculo : “ Porra! Deixem-me completar os 60 e mandarei isto tudo pró c…lho. Mas não desistirei de denunciar estas risíveis inovações que em muito contribuiram para instalar o caos, fomentar a brutal burocracia , o ” tudo-manda”, o igualitarismo , o facilitismo e outros ismos, afectar a dignidade dos professores .”

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  2. Tendo 10 vão recorrer de quê? Em relação ao tempo não é possível recorrer é só contar os anos. É uma maneira de resolver a situação e que mostra claramente a falência do processo.

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  3. Um colega que nem aulas prepara foi avaliado com Excelente. Outro que era superdinâmico e empenhado teve Bom.

    Ora vão f…iliar-se todos no c…lube que entenderem! É uma vergonha!

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  4. A estratégia já tem netos na marinha.
    É o dividir para reinar.
    Primeiro os nossos ” colegas ” directores julgam -se … mais importantes . Agora será entre eles ,eheh até me dará um certo gosto. Desconfio é que ainda irá sobrar para nós. Mais papeladas para ” inglês ver” ?

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  5. Todos nós queremos um diretor com menção de excelente. Nenhum de nós quer ter de aguentar diariamente um diretor aborrecido com a vida. Aliás, um diretor com excelente subirá mais rapidamente de escalão, terá mais alta remuneração, disporá de mais dinheiro para gastar em álcool e gaj@s e, por conseguinte, passará mais tempo longe da escola, para nossa grande satisfação. Até porque será convidado bastas vezes pelo SE Costa para preletar sobre a sua excelência e enquanto preleta não chateia o proletário.

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