A Ciência Explica…

… que o encerramento das instituições educativas é a segunda medida mais eficaz no combate à pandemia. O que confirma outro estudo, igualmente com uma amostra muito alargada. Mas por cá, fala-se em “estudos”, assim no “geral” e diz-se qualquer coisa.

Dá trabalho a ler para perceber que a “eficácia” é medida com base em quatro factores e não a “olhómetro”, que é a especialidade nacional.

Ranking the effectiveness of worldwide COVID-19 government interventions

6 thoughts on “A Ciência Explica…

  1. Então e onde é que deixavam os rebentos? Após tantas reformas educativas a apontar para a “autonomia do aluno”, os papás sentem-se apavorados só de pensar que
    deixam burgessos de 12 ou 13 anos sozinhos em casa.

    Gostar

  2. Pedro

    Muito bem observada essa da “autonomia do aluno” . Confirma-se que as formidáveis e mui avançadas tiradas eduquesas , na prática não passam disso mesmo.

    No “meu tempo” a “autonomia” adquiria-se antes da idade que apontou. Bem sei que a comparação pode ser classificada como um anacronismo. Mas , por outro lado, as “inovações ” sempre poderiam dar uma ajuda… Enfim. muito haveria a dizer.

    Gostar

  3. Acho engraçado que cá em Portugal muita gente, ligada à política do governo e muitos comentadores de direita estejam completamente contra o fecho das escolas e que quem se atreve a mencionar essa hipótese seja visto com maus olhos ou enviado do “demo”(=Mário Nogueira), quando em alguns países como os Estados Unidos muitos professores e comentadores estão contra a abertura das escolas decretada pela administração Trump e isso seja uma arma de arremesso contra ele e contra a sua falta de estratégia para lidar com a pandemia… latitudes diferentes…?!

    https://mobile.edweek.org/c.jsp?cid=25920011&item=http%3A%2F%2Fapi.edweek.org%2Fv1%2Fblog%2F49%2Findex.html%3Fuuid%3D81542&fbclid=IwAR1fQrj6SISIWE1jjyixfHQ-tsZ2fdrWguzFxwF9jtzXGNBr0RAa4xgsWqs

    Gostar

  4. Em matéria de Covid estamos entre os 10 mais avançados do mundo.

    “Uma mulher de 48 residente na Grande Lisboa é o primeiro caso de reinfecção com o novo coronavírus conhecido em Portugal, com apenas três meses a separar o primeiro do segundo episódio de covid-19. A reinfecção é uma situação rara no mundo, estando confirmados por estudos científicos menos de uma dezena de casos. ” (Público)

    Gostar

  5. Gráficos incompletos. Não mencionam a importância de gargarejar. Abre-se uma janela de oportunidade para o escoamento de alguma produção de destilados não seleccionados para envelhecimento em casco. Com uma pequena aditivação poderão ser usados para bochechar.

    The ability of widely-available mouthwashes to inactivate SARS-CoV-2 in vitro was tested using a protocol capable of detecting a 5-log10 reduction in infectivity, under conditions mimicking the naso/oropharynx. During a 30 second exposure, two rinses containing cetylpyridinium chloride and a third with ethanol/ethyl lauroyl arginate eliminated live virus to EN14476 standards (>4-log10 reduction), while others with ethanol/essential oils and povidone-iodine (PVP-I) eliminated virus by 2- 3-log10. Chlorhexidine or ethanol alone had little or no ability to inactivate virus in this assay. Studies are warranted to determine whether these formulations can inactivate virus in the human oropharynx in vivo, and whether this might impact transmission.

    Click to access 2020.11.13.381079v1.full.pdf

    Gostar

  6. A culpa é da directora que dizia que a máscara induzia uma falsa sensação de segurança

    “Presos não são obrigados a usar máscara nas cadeias e raramente o fazem.” (Público)
    Se tivessem usado máscara se calhar não estariam presos!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.